DESENHO E EDIÇÃOORGANIZAÇÃOPROBLEMAS COMUNSREVIT

Trabalhar com filtros e seleções – Revit

Trabalhar com filtros e seleções no Revit pode ser o processo que de mais velocidade no desenvolvimento do seu projeto, não te fazer perder tempo tentado selecionar objetos “escondidos” ou difíceis! Aprenda agora!

Se tem uma coisa que estressa no Revit é não conseguir selecionar alguma coisa! Você vai movendo o mouse com todo cuidado do mundo e quando clica. Objeto errado! Calma, o Revit tem ferramentas e outras formas de resolver este problema.

SELEÇÃO DE OBJETOS

Para selecionar um objeto basta simplesmente clicar sobre o objeto, porém as vezes o problema é justamente esse, conseguir clicar no objeto correto! Acredito que o campeão de reclamações são as cortinas de vidro devido ao fato de terem múltiplos objetos sobrepostos.

trabalhar-com-vistas-e-selecoes

Quando paramos o mouse sobre um objeto o Revit percebe nossa “intenção” e acende o objeto, então a dica é, quando estiver “difícil” selecionar um objeto pare o mouse sobre ele e vá clicando no botão TAB para que o Revit altere o objeto.

trabalhar-com-vistas-e-selecoes

Clique no botão TAB quantas vezes forem necessárias até ele parar sobre o objeto desejado e aí sim clique com o botão esquerdo do mouse. É a forma mais eficiente para uma seleção rápida sem dores de cabeça.

Ah, mas e quando eu quiser selecionar vários objetos ao mesmo tempo?

Para estes casos também temos solução, que é a seleção em Filtro.

SELEÇÃO POR FILTRO

Neste tipo de seleção é possível criar filtros personalizados para selecionar determinados objetos (famílias, componentes, etc) permitindo inclusive salvar estes filtros para utilizá-los posteriormente.

Para ativar a ferramenta basta criar uma seleção incluindo todos objetos que deseja selecionar. Ao finalizar a seleção na aba Modificar (Modify) será exibido o painel Filtro (Filter).

trabalhar-com-vistas-e-selecoes

Para determinar qual objeto deseja selecionar basta clicar no botão Filtro (Filter).

trabalhar-com-vistas-e-selecoes

Na janela filtro (Filter) logo em sua janela principal serão exibidos todas as categorias de objetos selecionados e a quantidade de cada item por categoria. Por padrão todos objetos estão selecionado, a partir daqui você pode apenas desmarcar os itens que não interessam ou marcar apenas o item desejado.

Uma dica é que quando quiser poucos objetos ou apenas uma categoria clique em Verificar Nenhum (Check None) para desmarcar todas caixas e na sequência você seleciona a categoria desejada. Para finalizar pressione Enter.

trabalhar-com-vistas-e-selecoes

Ao finalizar a janela é fechada e apenas os itens desejados permanecem selecionados.

trabalhar-com-vistas-e-selecoes

A melhor parte vem agora, você pode salvar estas seleções! Para isso basta manter os objetos selecionados e clicar em Salvar (Save).

trabalhar-com-vistas-e-selecoes

Na próxima janela atribua um nome simples, de maneira que você consiga se lembrar dele depois.

trabalhar-com-vistas-e-selecoes

Agora sempre que precisar carregar o filtro selecionado você deve ir até a janela Gerenciar (Manage) no painel Seleção (Selection).

trabalhar-com-vistas-e-selecoes

Pronto! Agora você pode criar seleções pré configuradas para usar sempre que for necessário.

trabalhar-com-vistas-e-selecoes

Ahh mas se eu quiser alterar o filtro de seleção, tem como?

Para isso você deve ir na aba Gerenciar (Manage) e no painel Filtro (Filter) clicar em Editar a seleção (Edit Selection).

trabalhar-com-vistas-e-selecoes

Na janela Editar Filtros (Edit Filters) você pode selecionar o filtro que deseja editar e clicar em Editar (Edit).

trabalhar-com-vistas-e-selecoes

Agora sua área de trabalho mudará de forma que os objetos que ficam com a visualização normal são os que fazem parte do filtro e tudo que estiver “esmaecido” esta fora do filtro.

trabalhar-com-vistas-e-selecoes

Na aba que se abriu, Editar conjunto de seleção você pode adicionar ou remover objetos do seu filtro de seleção, tomando cuidado ao finalizar a tarefa de clicar em Concluir seleção.

trabalhar-com-vistas-e-selecoes

Espero que isso facilite muito o trabalho de vocês. Este recurso permite grande velocidade na edição do seu projeto e evitar a infernal “catação de milho” que ficamos para selecionar objetos do projeto.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *