Marcenaria e quantitativos no Revit vai apresentar para você um dos possíveis fluxos de trabalho para criar móveis planejados como parametrização de dimensões e permitir quantificar chapas e peças do seu móvel. Aprenda agora!
O Revit conta com uma categoria específica para “marcenaria” chamada de Componente de gabinete, porém esta categoria funciona mais como marcenaria “modular”, por entender os elementos como módulos individuais.

Um outro detalhe é a forma como são modelados. Esses “gabinetes” são geometrias básicas, onde não temos uma separação de peças, mas sim um “bloco geométrico”.

Isso não é necessariamente um problema caso o seu objetivo seja apenas identificar e quantificar o módulo, mas se sua ideia é a quantificação de chapas, puxadores e outros elementos, precisamos de um detalhamento mais elaborado.
Não existe um fluxo de trabalho único mas a ideia aqui é apresentar uma solução que não envolva gambiarras e que ofereça um bom controle de modelagem. Para isso vamos precisar de alguns passos e um modelo, que no meu caso será um gabinete simples.

Apesar da forma simples, temos um fluxo de trabalho que deve ser construído corretamente, pois o que queremos é quantificar as chapas de MDF que estão dentro de um “Módulo de gabinete”, ou seja, queremos quantificar as famílias que estão dentro de uma família!

Perceba que a informação que eu quero foi criada em uma família lá no início do fluxo de trabalho e será extraída apenas no final! Para conseguir fazer isso é necessário trabalhar com Famílias aninhadas e Parâmetros compartilhados. Se não sabe como isso funciona consulte os artigos logo abaixo:
PARÂMETROS COMPARTILHADOS – REVIT
Compreendido o processo vamos começar pelo básico, criar a família de Chapa de MDF.
Marcenaria Revit – Família de chapa de MDF
O primeiro passo é a criação da chapa de MDF, para isso vamos até Arquivo e em Novo selecione a opção Família.

Selecione a família Modelo genérico métrico (depois vamos alterar este tipo de família).

Uma chapa de MDF é uma família muito simples, onde precisamos de controles básicos: largura, profundidade e altura (que vamos chamar de espessura). Para isso precisamos preparar a nossa família adicionando planos de referência.
Na aba Criar vá até o painel Dados e clique em Plano de referência.

Na área de trabalho você vai notar que já temos dois planos de referência. Precisamos criar mais quatro, dois na horizontal e dois na vertical.

Criados os planos de trabalho precisamos inserir as cotas que serão parametrizadas para controlar a largura e altura. Insira uma cota de largura total e na parte oposta coloque duas cotas em série ativando o equidistância (EQ). Repita o processo na horizontal.

Agora vamos alterar para uma vista de elevação indo ao Navegador de projeto e clicando em Elevações > Frontal.

Na vista elevação frontal podemos ver o nível de referência e dois dos planos de referência que acabamos de criar. Precisamos adicionar um plano de referência e uma cota de altura.

Feito isso chegou a hora de parametrizar as cotas, porém, como foi explicado no início do artigo, eu preciso conseguir acessar os valores desses parâmetros quando nossa chapa de MDF for inserida dentro de outra família, para isso precisamos primeiro criar parâmetros compartilhados.
Na aba Gerenciar localize o painel Configurações e clique no campo Parâmetros compartilhados.

Na janela Editar parâmetros compartilhados precisamos, antes de mais nada, Criar o nosso arquivo compartilhado, para isso clique em Criar.

Este arquivo é um simples bloco de notas, que apesar de simples, precisa ser salvo em um local que você consiga acessa-lo facilmente. Vou escolher a pasta do meu projeto, mas você pode escolher o local que preferir. Vou chamá-lo de MARCENARIA.

Agora precisamos criar um grupo de parâmetros, clicando no campo Grupos no botão Novo.

Vou chamar o grupo de MDF.

Com o grupo criado podemos criar os parâmetros desejados, para isso clique no campo Parâmetros em Novo.

Na janela Propriedades de parâmetros vou começar criando o parâmetro com o nome de LARGURA. Pode manter na Disciplina comum e como se trata de uma medida podemos manter o Tipo dados como Comprimento.

Repita o processo e crie os parâmetros PROFUNDIDADE e ESPESSURA com as mesmas configurações. Aproveite para criar o parâmetro MATERIAL, porém nele escolha o Tipo de dados como Material.

Clique em Ok para finalizar e vamos atribuir os parâmetros compartilhados que acabamos de criar, para isso, na vista Nível de referência, selecione a cota largura e no painel Modificar | Cotas vá ao campo Cota da legenda e clique no botão Criar parâmetro.

Na janela Propriedades de parâmetros marque a opção Parâmetros compartilhados e clique em Selecionar.

Será exibida a janela Parâmetros compartilhados, aqui basta selecionar o parâmetro LARGURA e clicar em OK.

De volta a janela Propriedades de parâmetro, não se esqueça de marcar a opção Instância. Após isso basta clicar em OK para finalizar.

Você vai notar que a cota agora apresenta o nome LARGURA, indicando que o parâmetro foi corretamente atribuído. Repita o processo para as cotas de PROFUNDIDADE e ESPESSURA.

Mas e o parâmetro de material?
Calma, precisamos antes criar a geometria da nossa chapa de MDF. Deixe na vista Nível de referência e na aba Criar, dentro do painel Formas clique em Extrusão.

Na aba Modificar | Criar extrusão, localize o painel Desenhar e selecione a ferramenta retângulo.

Agora basta criar um retângulo dentro da área dos planos de referência, sem esquecer de ativar todos os cadeados!

Feito isso pode clicar em Concluir no painel Modo.

Agora altere para a vista Elevação frontal e vamos associar a geometria ao plano de referência que controla a espessura. Para isso selecione a geometria e clique e arraste a alça de manipulação até encostar no plano de referência e ative o cadeado.

Pronto! Já temos uma geometria com controles de Largura, profundidade e espessura. Mas é importante testar para garantir que tudo esteja respondendo como deve. Ative a vista 3D e vá até a aba Criar e no painel Propriedades clique em Tipos de família.

Na janela Tipos de famílias, temos o campo cotas. Posicione a janela ao lado da vista 3D e altere os valores para conferir se a geometria é alterada e se não é exibido nenhum alerta de erro. Use o botão Aplicar para conferir o resultado

Agora que tudo foi conferido, vamos atribuir o parâmetro MATERIAL a geometria. Para isso selecione nossa chapa MDF e no painel Propriedades, no campo Material clique no “quadradinho” na terceira coluna.

Na janela Parâmetros de família associado clique em Novo parâmetro.

Neste ponto o processo é o mesmo que utilizamos anteriormente, marque a opção Parâmetros compartilhados e clique em Selecionar.

Na janela Parâmetro compartilhado selecione o parâmetro MATERIAL e clique em OK.

Certo, mas como eu edito esse material?
Como o parâmetro MATERIAL está atribuído a geometria agora ele aparece na janela Tipos de famílias.

Basta ir ao campo Material e na coluna Valor clicar no campo de material, acessar a biblioteca de materiais e criar ou selecionar um material pronto.

Não sabe criar ou trabalhar com materiais dentro do revit? Vou deixar o link de alguns artigos importantes sobre esse tema:
GUIA BÁSICO MATERIAIS NO REVIT
MATERIAIS PERSONALIZADOS NO REVIT
MATERIAIS PROCEDURAIS NO REVIT
Antes de concluir temos uma importante etapa. Lembra que criamos essa família com o template Modelo genérico métrico? Então, precisamos corrigir isso indo até a aba Criar e no painel Propriedades clicar em Categoria e parâmetros de família.

Na janela Categoria e parâmetros de família a primeira coisa é alterar a categoria para Componente de mobiliário. Além disso no campo Parâmetros da família precisamos configurar alguns campos:
- Com base no plano de trabalho (ATIVADO) – com isso podemos associar o MDF a qualquer plano, recurso indispensável para a criação de famílias de marcenaria.
- Sempre na vertical (DESATIVADO) – Precisamos colocar a chapa de MDF em qualquer posição.
- Compartilhado (ATIVADO) – Precisamos compartilhar os parâmetros da chapa de MDF com a família de marcenaria.

Por fim e não menos importante, salve o arquivo com o nome CHAPA DE MDF. Assim conseguiremos identificar essa família sem maiores dificuldades.
Marcenaria Revit – Família gabinete duas portas
O primeiro passo é a criação da chapa de MDF, para isso vamos até Arquivo e em Novo selecione a opção Família.

Desta vez vamos escolher a família Modelo genérico métrico com base na parede (depois vamos alterar este tipo de família), assim podemos associar o nosso gabinete às paredes de forma simples e rápida.

Observe que o template tem uma parede e um texto indicando o Lado da colocação do nosso gabinete.

Aqui vamos ter duas vistas para trabalhar: Nível de referência (Vista em planta) e Elevação Lado da colocação.

Além disso a correta seleção do plano de trabalho será fundamental. Mas antes disso precisamos definir os planos de referência. Altere para a vista do plano de colocação e vamos criar os planos de referência para controlar a altura e largura do gabinete.
Serão três planos de referência, dois na vertical e mais um na horizontal para controlar a altura.

Criados os planos vamos adicionar as cotas que serão parametrizadas. Aqui precisamos de uma de altura e outra de largura, além das cotas de equidistância para ajustar corretamente a largura.

Agora vamos configurar os parâmetros das cotas. Aqui é importante você prestar atenção na posição de visualização do gabinete. Como nesta vista estamos olhando para ele de frente, vamos configurar sua ALTURA e LARGURA.
Selecione a cota lateral para configurarmos o parâmetro de altura. Observe que na aba Modificar | Cotas temos o painel Cota da legenda, clique no botão Criar parâmetro.

Na janela Propriedades de parâmetro vamos atribuir o nome ALTURA e marcar o campo Instância. Os demais campos não precisam ser alterados.

Você deve estar se perguntando porque não estamos configurando os parâmetros como compartilhados. A razão é simples, como estamos criando parâmetros diretamente dentro da família eles são pensados para funcionarem no projeto.
Já no caso da família de chapa de MDF ela é uma família inserida dentro de outra família, sendo que a única forma de acessar os seus parâmetros é compartilhando eles.
Clique em ok para finalizar. Repita o processo e configure o parâmetro de largura. Se tudo tiver corrido bem teremos as duas cotas exibindo o nome dos seus respectivos parâmetros.

Agora vamos para a vista Nível de referência, onde vamos adicionar um plano de referência no Lado da colocação do Gabinete.

Agora vamos inserir a cota de profundidade, mas tome cuidado! A cota deve se iniciar no plano de referência que está alinhado em relação a face da parede. Use a tecla TAB para conseguir selecionar o respectivo plano.

Agora é só selecionar a cota e na aba Modificar | Cotas, e no painel Cota da legenda clicar em Criar parâmetro

Defina o nome do parâmetro como PROFUNDIDADE e marque a opção Instância.

Finalizada esta etapa temos os parâmetros de controle das dimensões totais do gabinete (Altura, largura e profundidade. Agora vamos pausar e analisar o gabinete. Nele temos chapas que compõem a caixa, portas e fundo.

Sendo assim precisamos criar uma nova leva de parâmetros. Vamos começar indo para a vista Lado da colocação e criando mais quadro planos de referência na parte interna. Não se preocupe em deixar na espessura correta, só vamos criá-los bem espaçados para facilitar a visualização.

Criados os planos de referência vamos adicionar as cotas que serão parametrizadas. Tente distribuir as cotas de forma que facilite a visualização, se necessário reposicione cotas que já existem na vista. Organização facilita o entendimento, não se esqueça disso.

Nesta vista vou considerar que todas as chapas de MDF terão a mesma espessura, sendo assim selecione todas as cotas (use Ctrl para selecionar mais de um objeto) e na aba Modificar | Cota, no painel Cota da legenda clique em Criar parâmetro.

Na janela Propriedades de parâmetros, atribua o nome ESPESSURA e ative a opção Instância.

Se tudo estiver correto, as cotas passaram a exibir o nome do parâmetro.

Agora vamos para a vista Nível de referência. Aqui precisamos criar os planos de referência para controlar a espessura da portas e do fundo. Crie os dois planos na parte interna do nosso gabinete.

Em seguida vamos inserir as duas cotas que vão controlar a espessura das portas e a espessura do fundo. Lembre-se de usar a tecla TAB para selecionar o plano de referência alinhado a face da parede.

Agora precisamos decidir as espessuras. Para as portas quero deixar a espessura igual as da caixa. Já para o fundo quero que fique mais fino.
No caso das folhas da porta do gabinete, vou aproveitar o parâmetro que já criei. Para isso selecione a cota correspondente a porta e na aba Modificar | Cota, no painel Cota da legenda selecione o parâmetro ESPESSURA na lista suspensa.

Já para a cota do fundo do gabinete vamos criar um parâmetro personalizado. Selecione a cota e na aba Modificar | Cota, no painel Cota da legenda clique em Criar parâmetro.

Atribua o nome de ESPESSURA_FUNDO e marque a opção Instância.

Se tudo tiver corrido bem já é possível visualizar as cotas com seus respectivos nomes de parâmetros.

Antes de prosseguir recomendo que teste os parâmetros. Para isso vá até a aba Criar e no painel Propriedades clique no botão Tipos de família.

Posicione a janela Tipos de família de forma que você possa visualizar os parâmetros e faça alguns testes. Use o botão aplicar para conferir o resultado.

Repita o processo para a vista Lado da colocação.

Se tudo funcionar conforme o esperado e sem mensagens de alerta podemos passar para a próxima etapa, que é carregar a família chapa de MDF para dentro deste arquivo.
Mas antes disso é fundamental que você selecione corretamente os planos de referência. para que a chapa de MDF consiga “obedecer” a todos os parâmetros que acabamos de criar. Vamos começar montando o “corpo” do gabinete, para isso vá até a vista Lado da colocação.
Para facilitar vamos definir que o plano de referência que será escolhido será sempre o “de fora”, ou seja, os planos que correspondem a face externa do gabinete.

Para selecionar o plano de trabalho podemos ir até a aba Criar e no painel Plano de trabalho clicar embaixo do botão Definir e escolher a opção Selecionar um plano.

Em seguida basta clicar no plano de referência que deseja ativar. Vou clicar no plano da face superior. Observe que será exibida a janela Ir para a vista. Nela selecione a opção Planta de piso: Nível de referência.

Visualmente você não vai notar diferença na vista, o que mudou efetivamente é que qualquer elemento que seja criado ou carregado será inserido no plano de referência escolhido e não “no chão” da vista.
A próxima etapa e ir até a aba Criar e no painel Modelo clique na opção Componente.

Será exibida a aba Modificar | Colocar componente localize o painel Modo e clique em Carregar família.

Na janela Carregar família localize a família Chapa de MDF que você criou e clique em Abrir.

Observe que a chapa de MDF está junto do cursor do mouse clique em qualquer lugar para inserir ela.

Antes de ajustar o tamanho da chapa você precisa voltar para a vista Lado da colocação para conferir de que lado do plano de referência a chapa de MDF foi inserida. Observe que ela foi inserida corretamente no plano, porém está virada para o lado errado.

Para corrigir isso é muito simples, basta selecionar a chapa de MDF e clicar no ícone Virar plano de trabalho que a sua posição é corrigida.

Corrigida a orientação, vamos voltar para a vista Nível de referência. Aqui precisamos associar a chama de MDF aos planos de referência. Para isso selecione a chapa de MDF e mova suas alças até elas encostarem nos planos de referência e em seguida, ative o respectivo cadeado.

Por se tratar de uma família aninhada, não use o comando Alinhar, pois ele move a família inteira e o que queremos aqui é redimensionar a chapa de MDF até ela ficar do tamanho dos planos de referência.
A próxima etapa é inserir a chapa de MDF inferior, mas antes disso volte para a vista Lado da colocação para selecionarmos o plano de referência. Se você gosta de atalhos, o atalho para selecionar o plano de referência é PK.
Quando for selecionar o plano inferior, você precisa selecionar o Nível de referência em si. Tome cuidado pq o Revit vai tentar selecionar a face inferior da parede. Eu costumo selecionar o plano usando tab ou clicando diretamente no nível de referência.

Na janela Ir para a vista selecione a opção Planta de piso: Nível de referência.

De volta a vista Nível de referência vamos inserir uma nova chapa de MDF. Você pode usar o atalho de Carregar componente (CM), assim o Revit insere rapidamente a chapa de MDF. Posicione ela próximo ao centro do gabinete.

Não se esqueça de retornar a vista Lado da colocação para conferir se a chapa não ficou do lado errado do plano de referência!

Agora temos que ajustar as dimensões da chapa de MDF em relação aos planos de referência, porém aqui temos um cuidado adicional. Não associe a nova chapa de MDF a chapa que já foi ajustada!!!
Observe que vou associar a chapa de MDF exatamente aos planos de referência. Isso evita uma série de erros e possíveis problemas.

Note que eu seleciono cada alça e movimento o mouse para fora, longe da chapa de MDF que já foi ajustada. Não esquecendo de ativar os cadeados é claro!
Criadas as chapas superior e inferior precisamos criar as laterais. Aqui temos que tomar cuidado com os transpasses.
Como assim “transpasses”?
Basicamente é como as chapas vão ficar encaixadas. Como iniciamos a montagem com as chapas horizontais, as chapas verticais serão inseridas entre elas.

Outro detalhe, não se preocupe de tudo “ficar encaixado” se preocupe com os planos de referência, os encaixes e a precisão resolvemos depois. Na vista Lado da colocação ative a ferramenta Definir plano de referência (Atalho PK) e selecione o plano de referência externo a esquerda.

Na janela Ir para a vista selecione Elevação: Esquerda.

Na vista Lateral esquerda clique em Componente ou digite (CM) para carregar uma nova chapa de MDF e posicione mais ou menos ao centro do gabinete.

Não se esqueça de voltar para a vista Lado da colocação e conferir se a chapa ficou do lado correto do plano de referência. Se necessário selecione ela e altere o lado da colocação.

Vamos ajustar as medidas da chapa de MDF, porém as dimensões da altura serão alinhadas pelos planos de referência internos, pois vamos querer que esta chapa fique encaixada entre as duas chapas horizontais.

Observe que o resultado final não deixou a chapa de MDF encostada nas chapas superior e inferior, mas como eu disse não se preocupe, o que importa são os planos de referência.
Vamos repetir o processo na vista lateral esquerda. Volte para a vista Lado da colocação ative a ferramenta Selecionar um plano de referência (PK) e selecione a o plano de referência a direita.

Na janela Ir para a vista, selecione Elevação: Direita.

Agora basta inserir uma nova chapa de MDF (digite CM), posicionar mais ou menos no centro.

Não se esqueça de voltar para a vista Lado da colocação e conferir se a chapa ficou do lado correto do plano de referência. Se necessário selecione ela e altere o lado da colocação.

Agora basta usar as alças de manipulação para posicionar corretamente a chapa em relação aos planos de referência. Aqui cabe o mesmo cuidado de mover as alças para o plano referência e não para a chapa que já foi colocada!

Pronto, com isso temos a estrutura da nossa “caixa do gabinete”.

Para concluir esta etapa precisamos que as peças “se encaixem”, porém temos um problema aqui. Não sei exatamente o motivo, mas as chapas de MDF não exibem as alças de manipulação relativas a sua espessura.
Para contornar este problema precisamos criar um parâmetro global. Para isso selecione todas as chapas de MDF (use Ctrl para selecionar múltiplos objetos) e na paleta de Propriedades localize o campo ESPESSURA clique no “quadradinho” na terceira coluna.

Na janela Parâmetros de família associado, basta escolher o parâmetro ESPESSURA. A lista esta mostrando os parâmetros disponíveis no projeto, incluindo os parâmetros compartilhados que criamos.

Clicando em Ok você vai notar que imediatamente todas as chapas de MDF estão encaixadas.

Agora vamos a nossa “bateria de testes”. Altere para a vista 3D. Você vai notar que a parede pode estar “vazia” mas as vezes você esta olhado o lado errado da parede no 3D. Basta girar. Na aba Criar, no painel Propriedades clique em Tipos de família.

Posicione a janela Tipos de família ao lado da vista 3D e altere os valores dos parâmetros que foram criados para testar se esta tudo conforme o esperado.

Agora podemos ir para a próxima etapa. Fundo do armário e portas!
Para inserir o MDF do fundo do gabinete vamos alterar para a vista Nível de referência. Aqui use a ferramenta Selecionar plano de referência (ou digite PK).
Tome cuidado para selecionar exatamente o plano de referência rente a parede. Uma dica é clicar no plano de referência que fica pra fora da parede ou simplesmente ocultar a parede (atalho HH) antes de selecionar o plano.

Na janela Ir para a vista selecione a vista Elevação: Lado da colocação.

Na vista Lado da colocação clique em Componente (atalho CM) para inserir uma nova chapa de MDF e posicione maios ou menos centralizado.

Antes de prosseguir altere para a vista Nível de referência para conferir se não é necessário alterar o lado de colocação da chapa de MDF.

Aqui cabe um ponto de atenção. No exemplo que extamos trabalhando a chapa de MDF do fundo do armário vai ficar entre as outras chapas, então precisamos usar os planos de referência internos. Outro ponto é que temos que ter atenção para alinhar exatamente nos planos e não mas outras chapas.

Agora vamos voltar a vista Nível de referência para configurar o parâmetro que controla a espessura do fundo da chapa (que definimos que será mais fino que as demais chapas de MDF).
Selecione a chapa e na paleta de Propriedades localize o campo ESPESSURA e clique no “quadradinho” na terceira coluna.

Na janela Parâmetros de família associados selecione o parâmetro ESPESSURA_FUNDO que criamos anteriormente e clique em OK.

Por fim podemos criar nossas portas! Um detalhe importante aqui é que por se tratar de um exercício vou desconsiderar a folga das portas (gira em torno de 3mm). Isso poderia ser resolvido com fórmulas ou novos planos de referência.
Vamos para a vista Nível de referência e clique na ferramenta Componente (atalho CM) e clique no plano de referência correspondente a frente do armário.

Na janela Ir para a vista selecione a opção Elevação: Lado da colocação.

Na vista Lado da colocação insira duas chapas de MDF, já que temos duas portas. Use a ferramenta Componente ou digite CM.

Não se esqueça de dar aquela olhadinha na vista Nível de referência para conferir se as chapas estão no lado correto do plano de referência.

Agora vamos ajustar o tamanho da chapa MDF em relação ao planos de referência. Lembre-se que são duas portas, então temos uma chapa de MDF de cada lado.

E agora chegamos na hora da verdade. Testar tudo! Mude para uma vista 3D e teste todos os parâmetros que criamos.

Se quiser você pode atribuir materiais as chapas de MDF, deixando a família já customizada.

Antes de finalizar, temos uma última etapa! Não se esqueça que a família usada para a criação do gabinete foi a Modelo genérico métrico com base na parede, então precisamos ir até a aba Criar, no painel Propriedades e clicar na opção Categoria e parâmetros de família.

Na janela Categoria e parâmetros de família, altere a categoria para Componente de gabinete e em parâmetros de família marque a opção Compartilhado.

Por fim e não menos importante, salve a família com o nome Gabinete duas portas.
Marcenaria Revit – Quantificar chapas de MDF
Agora que temos uma família de gabinete 2 portas pronta vamos criar um arquivo de projeto e inserir alguns módulos para testar a quantificação das chapas de MDF. Na aba Arquitetura vá até a aba Construir e clique em Componente.

Agora vá até a aba Modificar | Colocar componente e clique em Carregar família.

Localize o arquivo da família do gabinete duas portas e clique em abrir.

Não se preocupe se ao carregar o arquivo da família ele aparecer todo “deformado” isso ocorre por ele pré carregar o tamanho padrão da chapa de MDF. Ao clicar na parede ele corrige a dimensão.

Insira dois gabinetes duas portas, um em cima do outro. Vou configurar um armário inferior e um armário superior. Como configuramos todos os parâmetros como de instância, podemos ajustar as medidas diretamente na paleta Propriedades. Basta selecionar o gabinete desejado.

Já deu para ver que os gabinetes são extremamente customizáveis, agora vamos testar os quantitativos! No Navegador de projeto localize a opção Tabelas/Quantidades. Clique com o botão direito e selecione a opção

Na janela Nova tabela selecione a categoria Componente de gabinete e clique em ok.

Na janela Propriedades da tabela você vai notar que os parâmetros compartilhados da chapa de MDF estão disponíveis. Vamos selecionar os parâmetros: Família, LARGURA, PROFUNDIDADE, ESPESSURA, MATERIAL e Contagem, e em seguida clicar em Adicionar parâmetro.

Em seguida vamos até a aba Classificar/Agrupar. Desmarque itemizar cada instância e classifique por LARGURA e depois por PROFUNDIDADE. Por fim pode clicar em ok.

Clique em Ok e confira sua tabela de quantitativos de chapas de MDF. Observe que temos uma lista com todas as chapas de MDF dos gabinetes que inserimos no projeto. Porém temos um “penetra” na lista, que é justamente o próprio gabinete.

Isso acontece devido a tabela de quantitativos quantificar qualquer elemento da categoria Componente de Gabinete, onde entram tanto as chapas de MDF como o próprio gabinete.
Porém o problema é simples de resolver. Na paleta de Propriedades temos a opção Filtro, clique sobre ela para configurarmos isso.

Na janela Propriedades da tabela, na aba Filtro vamos selecionar Filtrar por Família, igual Chapa de MDF. Com isso o Revit vai entender que precisa quantificar exclusivamente chapas de MDF.

Clique em ok e confira o resultado.

Apesar de trabalhoso, temos uma família totalmente customizável e quantificável, permitindo um alto controle e precisão do seu projeto.
Conclusão
A proposta deste artigo é que você possa criar famílias onde é possível quantificar os seus componentes e quantificá-los, mesmo que a família seja aninhada, conseguindo assim um projeto preciso e sem gambiarras.
Projetos de marcenaria são muito comuns e quantificar chapas e demais componentes sempre se mostrou um desafio, mas agora você tem um ponto de partida prático e funcional, onde você ainda pode adicionar itens e outras funcionalidades ao fluxo de trabalho apresentado!
Apoie o QualifiCAD!
Se este conteúdo foi útil para você, considere apoiar o projeto!
Toda contribuição ajuda a manter o site gratuito, sem anúncios, e a levar mais conhecimento a todos.
Escaneie o QR Code abaixo ou Envie um Pix para apoiar o QualifiCAD!

📲 Siga o QualifiCAD nas redes sociais e acompanhe nossas atualizações:

💬 Deixe seu comentário abaixo e participe da conversa! Sua opinião é importante!!