Revit 2026

O Revit 2026 chegou! E claro que eu fiz mais um review completo para você conhecer as principais novidades! Aprenda agora!

Como assim o Revit 2026 já saiu?

Para quem não está acostumado, a Autodesk faz o lançamento de uma nova versão do Revit sempre no início de abril. Caso você ainda não tenha visto nem as novidades da versão 2025 fique tranquilo, vou deixar o link das novidades das últimas versões do Revit logo abaixo:

REVIT 2025! CONHEÇA AS NOVIDADES!

REVIT 2024! CONHEÇA AS NOVIDADES!

REVIT 2023! CONHEÇA AS NOVIDADES!

A versão Revit 2026 veio com muitas novidades, então bora conferir!

Novidades Revit 2026!

Visualização técnica: Gráficos acelerados

Assim que você abrir um projeto no Revit 2026 você vai notar que temos um botão na área de trabalho que permite ativar a função Gráficos acelerados – Visualização técnica, que fornece um aspecto visual aprimorado e um aumento na velocidade de resposta ao navegar pela vista.

revit-2026

Ao clicar para ativar a opção Gráficos acelerados – Visualização técnica, uma janela de alertar será exibida, passando algumas informações sobre o modo de exibição que será ativado.

revit-2026

Você vai notar que a vista vai ficar com uma borda azul e o título Gráficos acelerados – Visualização técnica, no canto superior esquerdo. Além do botão na cor azul, indicando que está ativado.

revit-2026

Como fica difícil perceber a diferença olhando as imagens separadamente, eu fiz uma transição comparando o antes e depois. Você pode arrastar a barra no centro da imagem para fazer a sobreposição. Primeiro uma imagem com uma vista de longe.

Desligado Ligado

Agora vamos comparar um pouco mais de perto. Perceba como o serrilhado nas diagonais é reduzido e a linha fica mais suavizada.

Desligado Ligado

Um aspecto muito importante aqui é que a ferramenta Gráficos acelerados – Visualização técnica está em desenvolvimento, ou seja, o que temos aqui é uma “versão de teste”, que muito provavelmente receberá diversas melhorias.

Mas porque lançou ela antes de finalizar então?

Simples, pelo feedback dos usuários. A proposta é que esse seja o novo padrão e não um estilo visual extra para os projetos. A proposta é aproveitar tecnologias gráficas avançadas, incluindo componentes USD (Universal Scene Description) e Hydra.

Isso permite uma navegação mais suave em visualizações 2D e 3D, mesmo com um grande conjunto de dados no seu projeto.

A opção Gráficos acelerados – Visualização técnica ainda não consegue exibir texturas e pode desativar alguns recursos para melhor desempenho, como por exemplo, a opção Recortar a vista.

revit-2026

Mas esse botãozinho vai ter que ficar aí no canto da tela?

Você pode desativá-lo indo em Arquivo e clicando em Opções.

revit-2026

Na janela Opções vá até a guia Gráficos e localizar o campo Gráficos acelerados.

revit-2026

Em Gráficos acelerados você pode tanto desativar como definir Alternar somente com o menu do botão direito. Neste último o botão é removido e caso você precise ativar basta clicar com o botão direito em qualquer parte da tela e selecionar a opção Gráficos acelerados – Visualização técnica.

revit-2026

OPINIÃO – Achei interessante apresentar este recurso mesmo que não esteja finalizado. Uma maior velocidade de navegação e melhorias gráficas sempre são muito bem vindas, principalmente sem a necessidade de um computador mais robusto para se beneficiar disso!

Paredes – Estrutura composta sem camada de núcleo

Agora o Revit permite que pisos, forros, telhados, lajes e sólidos topográficos possam ser compostos por camadas paralelas. Em outras palavras, a “parede cebola” está oficialmente disponível!

Como assim parede cebola?

Parede cebola é uma expressão que usamos quando ao invés de configurar as camadas em uma mesma parede criamos diferentes paredes com uma ou mais camadas.

revit-2026

Apesar de ser um fluxo de trabalho relativamente comum o processo era entendido como uma “gambiarra” pelo Revit, pois em casos de paredes com uma única camada elas obrigatoriamente precisavam estar dentro do limite do núcleo das camadas.

revit-2026

Na versão Revit 2026 temos uma nova coluna Prioridade, que determina a importância da camada.

revit-2026

Mas a coluna Função já não fazia isso?

Exatamente, mas isso obrigava você a usar uma função específica se quisesse escolher uma prioridade específica. Agora temos uma coluna para controlar a Função da camada e outra coluna para controlar a Prioridade.

revit-2026

Se quiser saber mais sobre a função das camadas vou deixar um artigo completo sobre o tema logo abaixo:

FUNÇÃO DAS CAMADAS NO REVIT

Claro que eu fiz uma série de testes para entender melhor os impactos dessa mudança.

Eu criei alguns tipos de paredes, no caso uma parede padrão com três camadas (núcleo, emboço e revestimento ) e mais três paredes (uma para o núcleo, outra para o emboço e outra para o revestimento).

revit-2026

Na etapa de configuração de camadas, eu atribui as funções conforme sua aplicação prática: Acabamento, substrato e estrutura.

revit-2026

Por fim comecei a testar a coluna Prioridade. Na parede padrão eu numerei na sequência 1, 2 e 3 conforme a camada. Nas paredes independentes deixei todas como 1.

revit-2026

Observe que cada camada tem sua função, mas todas as paredes independentes tem prioridade 1, que é a mesma do núcleo da parede padrão. Mas o que acontece quando essas paredes se encontram?

revit-2026

Perceba que independente da função da camada o que determinou a união das paredes foi a ordem de prioridade, ou seja, todas as paredes tinham prioridade 1, então elas procuraram a camada com prioridade 1 e se uniram.

revit-2026

Mas e se a Prioridade for alterada para 3?

Pensei nisso e também fiz um teste, observe o resultado.

revit-2026

Na parede onde deixei a camada dentro do núcleo, ela ignorou a numeração da Prioridade e se uniu ao núcleo da parede existente. Já as demais paredes (com camadas fora do núcleo) obedeceram a Prioridade 3.

Em um primeiro momento entendi que as camadas de núcleo ainda tem a “preferência”, porém camadas fora do núcleo obedecem a Prioridade especificada.

revit-2026

Ao final fiz um teste deixando as camadas com Prioridades conforme a sua aplicação (1, 2 e 3) e testei criar as paredes e fazer a união com a ferramenta alinhar.

revit-2026

Lembrando que fiz todos os testes utilizando paredes, mas estes recursos também se aplicam em pisos, forros, telhados, lajes e sólidos topográficos.

Outro ponto muito importante, essa solução foi desenvolvida com base em uma solicitação do Revit ideas, que nada mais é do que a “caixinha de sugestões” da Autodesk. É sempre interessante perceber essa preocupação com as solicitações dos usuários.

OPINIÃO – Achei bem interessante o recurso, principalmente a flexibilidade que ele trouxe onde não será mais necessário fazer improvisos para solucionar problemas simples de uniões de parede, fora a possibilidade de um novo leque de fluxos de trabalhos que poderão ser desenvolvidos.

Criar paredes por ambiente ou segmento

Agora que podemos criar paredes compostas sem a necessidade de camadas de núcleo, também foram adicionados novos recursos para a aplicação de paredes, as ferramentas de Colocação.

revit-2026

Ao ativar a ferramenta Parede, no painel Modificar | Colocar parede temos acesso ao painel Colocação, que nos oferece duas opções Inserir por ambiente e Inserir por segmento.

revit-2026

As ferramentas de Colocação partem do princípio que já temos uma parede que será o “núcleo”, ou seja, uma parede blocos, concreto, etc. Desta forma vamos inserir as “camadas de acabamento” da parede.

A ferramenta Inserir por segmento permite selecionar a face de uma parede e inserir a nossa “parede de acabamento”. Eu criei uma parede simples, com apenas duas camadas: Argamassa e Tijolo.

revit-2026

A ferramenta Inserir por segmento permite selecionar um segmento de parede de cada vez, onde ao passar o mouse sobre uma parede uma linha vermelha será exibida indicando o segmento que foi detectado.

revit-2026

Você vai perceber que as ferramentas União automática e União e bloqueio automáticos são fundamentais, principalmente quando temos portas e janelas.

revit-2026

Como portas e janelas são hospedadas em uma única parede é necessário a união das paredes para que essas aberturas sejam detectadas. As ferramentas União automática e União e bloqueio automáticos foram lançadas no Revit 2025.

A ferramenta Inserir por ambiente permite uma maior velocidade na aplicação de paredes de acabamento, pois é possível detectar o ambiente inteiro e aplicar a mesma parede de uma única vez.

revit-2026

Assim como na ferramenta Inserir por segmento, é importante usar as ferramentas de União para que aberturas como portas e janelas sejam identificadas.

Caso a sua parede tenha elementos como um pilar, você pode ativar a ferramenta Inserir por ambiente e em seguida pressionar a tecla TAB, que o pilar será ignorado.

revit-2026

Só tem um problema, o pilar é ignorado mas a parede de acabamento passa por “dentro” do pilar, quando o ideal é a parede ser criada interrompida.

revit-2026

OPINIÃO – Com as ferramentas Inserir por ambiente e Inserir por segmento oferecem um fluxo de trabalho totalmente novo, que vai agilizar qualquer tipo de projeto e será muito bem vindo em projetos de pequeno porte, reduzindo a quantidade de paredes a serem criadas.

Sólido topográfico

Como era de se esperar a ferramenta Sólido topográfico recebeu melhorias bem interessantes. A maioria são atualizações simples mas nem por isso menos importantes, uma vez que resolvem problemas importantes e também abrem oportunidade para novos fluxos de trabalho.

Sólido topográfico – Deslocamento subdivisão

Vamos começar pela ferramenta Subdividir que a partir do Revit 2026 passa a permitir que as subdivisões possam ter deslocamentos positivos ou negativos.

revit-2026

O funcionamento da ferramenta Subdividir continua o mesmo, basta selecionar o terreno e na aba Modificar | Sólido topográfico clicar em Subdividir.

revit-2026

Ativando a ferramenta temos acesso a aba Modificar | Criar limite de subdivisão, onde podemos utilizar as ferramentas de Desenho para criar a subdivisão com o formato que desejarmos, contanto que seja uma região fechada.

revit-2026

Ao finalizar temos a nossa Subdivisão.

revit-2026

Ao selecionar a subdivisão, na paleta de Propriedades temos o campo Deslocamento da subdivisão, que aceita tanto valores negativos como valores positivos.

revit-2026

A única regra é que, independente do valor, ao deslocar a subdivisão ela permaneça conectada (encostada) no sólido topográfico.

revit-2026

Pelo que testei o problema acontece com valores positivos, onde um valor que faça com que a subdivisão se desconecte do sólido topográfico uma mensagem é exibida e a operação é cancelada.

revit-2026

Para brincar um pouco com as possibilidades fiz uma subdivisão mais baixa e alterei o tipo de sólido para água.

revit-2026

Agora vou criar outra subdivisão no sentido transversal, utilizando o tipo Caminho – pranchas de madeira, porém com um deslocamento positivo de 15cm.

revit-2026

Como eu usei uma subdivisão a “ponte” ficou irregular acompanhando a topografia do terreno, mas acho que deu para entender as possibilidades que temos com esse simples recurso de deslocamento.

OPINIÃO – Uma solução simples mas que resolve vários problemas, facilitando muito a edição de terrenos dentro do Revit, principalmente pelo fato de respeitar o formato original do terreno.

Sólido topográfico – Copiar/Colar pontos

Outro simples novidade é a possibilidade de copiar e colar os pontos de um sólido topográfico, o famoso Ctrl + C e Ctrl + V.

O processo é bem simples, selecione o Sólido topográfico e na aba Modificar | Sólido topográfico e no painel Edição da forma ative a ferramenta Modificar subelemento.

revit-2026

Em seguida basta selecionar os pontos que deseja copiar e pressione Ctrl + C para copiar e Ctrl + V para colar.

revit-2026

A parte mais interessante é que você não precisa copiar e colar no mesmo sólido topográfico, pode ser em outro. O interessante é que mesmo que você finalize a edição de um sólido, os pontos copiados ficam “memorizados” na área de transferência, podendo ser colados em outro sólido topográfico.

revit-2026

OPINIÃO – Uma solução extremamente simples que também abre um leque imenso de possibilidades!

Sólido topográfico – Melhorias diversas

Foram realizadas melhorias na precisão do volume de corte e preenchimento, devido alguns usuários terem notado imprecisão nos valores.

revit-2026

Outro problema relatado pelos usuários foram problemas com a estabilidade de cortes com vazio, de forma que na aba Massa e terreno, no painel Modelar terreno foi adicionada a opção Estabilidade do vazio de corte da topografia.

revit-2026

Será exibido uma janela de alerta com uma explicação do processo de funcionamento da ferramenta.

revit-2026

Lembrando que você precisa clicar no campo Ativar estabilidade do vazio de corte da topografia.

Logo abaixo da opção Estabilidade do vazio de corte da topografia, temos a opção Sombreamento suave do sólido topográfico.

revit-2026

Uma coisa que sempre me incomodou no sólido topográfico é quando colocamos o modo de visualização Sombreado, onde a malha aparece toda “facetada”.

revit-2026

Ativando a opção Sombreamento suave do sólido topográfico a malha fica com um sombreado mais suave. Ao ativar esta opção pela primeira vez, será exibida uma mensagem.

revit-2026

Pode clicar em fechar. Observe que o sólido topográfico será exibido com muito mais suavidade.

Antes Depois

O limite de pontos do sólido topográfico aumentou de 10.000 pontos para 50.000 pontos, porém é necessário realizar essa alteração dentro do arquivo Revit.ini (isso já podia ser feito antes, mas o limite era de 20.000 pontos). Claro que isso afeta o desempenho do arquivo.

Também foram realizadas melhorias de precisão para fluxos de trabalho de colaboração com o Civil 3D e arquivos do Civil 3D vinculados ao Autodesk Docs.

Agora a categoria Subdivisão também aparece tanto para o controle de Visibilidade/Sobreposição de gráficos como subcategoria em tabelas de quantitativos.

revit-2026

OPINIÃO – Realmente foram várias novidades para os sólidos topográficos, que mesmo sendo funcionalidades muito simples, vão proporcionar um fluxo de trabalho mais tranquilo, principalmente observando que boa parte delas foram melhorias solicitadas pelos usuários.

Documentação Revit 2026

A etapa de documentação do projeto, recebeu uma série de melhorias e novos recursos, vamos conferir as novidades.

Tabela de folhas – Novos parâmetros e categorias

A partir do Revit 2026 é possível incluir em uma Lista de folhas parâmetros de escala, largura e altura da folha.

revit-2026

Para criar uma lista de folhas vá até a aba Vista e no painel Criar selecione a opção Lista de folhas.

revit-2026

Na janela Propriedades da lista de folhas você pode conferir as novas opções disponíveis.

revit-2026

Outra novidade é a possibilidade de se criar a Lista de folhas pelos Blocos de margem e carimbo, que pode ser selecionado no menu superior.

revit-2026

Isso permite identificar o tipo de folha de onde as informações estão sendo extraídas. Recurso interessante para fluxos mais robustos onde diferentes tipos de blocos de folha são utilizados.

Importante destacar que estas adições são sugestões do Fórum de ideias, ou seja, são solicitações do usuários que foram atendidas.

OPINIÃO – Para fluxos de trabalho com um volume expressivo de folhas estes recursos oferecem um controle mais refinado das informações do projeto, sendo adições muito bem vindas.

Referência da vista – Instância

Um recurso já antigo do Revit é a possibilidade de fazer um “corte padrão” ou um “detalhe padrão”, recurso geralmente utilizado quando queremos padronizar o detalhamento do projeto.

revit-2026

Um bom exemplo disso são as escadas do projeto, digamos que o projeto tenha dezenas de escadas idênticas, você não vai querer detalhar todos os cortes de todas as escadas.

Pensando nisso você pode definir um “corte padrão” e determinar que todos os símbolos de cortes apontem para a mesma vista, no caso, com o corte todo detalhado. Isso também pode ser aplicado em chamadas de detalhe.

Se quiser saber mais sobre estes recursos, vou deixar o link de dois artigos onde explico com maiores detalhes:

FERRAMENTA CORTE – GUIA BÁSICO

CHAMADA DE DETALHE – REVIT

Este processo é chamado de Referenciar a vista, onde os cortes e chamadas de detalhe são identificados com um “SIM” (similar abreviado).

revit-2026

O problema é que o texto “SIM” é um parâmetro de tipo, ou seja, se você personalizar um deles, todos são alterados. O que obrigava a criação de cortes personalizados apenas para ter mais de um tipo de texto no mesmo projeto.

No Revit 2026 este parâmetro passou a ser uma instância, permitindo a personalização sem necessidade da criação de novas famílias. Para isso basta selecionar o símbolo de corte ou chamada de detalhe e ir ao painel de Propriedades.

revit-2026

Perceba que esta opção também permite a configuração de parâmetros globais (caixinha cinza no canto direito) e parâmetros compartilhados.

OPINIÃO – Uma solução tão simples e com tanto impacto. Este tipo de atualização eu considero mais importante do que recursos “revolucionários”, afinal são estes tipos de alterações que melhoram, e muito o seu fluxo de trabalho.

revit-2026

Folhas – Posicionamento automático

Agora é possível salvar a posição de uma Viewport para aplicar em outras Viewports, recurso muito interessante para manter a organização e alinhamento das informações do projeto nas suas folhas.

revit-2026

Antes de salvar uma vista você pode definir a Ancora da vista que nada mais é do que o “ponto de ancoragem”, o local por onde o Revit vai usar para posicionar a vista. Para isso basta selecionar a vista e na aba Modificar | Viewports e clicar em Âncora da vista.

revit-2026

Na imagem acima eu entrei no modo de edição para permitir entender o que cada posição significa. Os quadrados em cinza indicam os pontos de ancoragem, onde o quadrado laranja indica a ancoragem ativa.

Após selecionar a Âncora da vista clique em Salvar posição, que será exibida uma janela para você definir um nome. Vou chamar a minha de PLANTA.

revit-2026

Esta posição pode ser aplicada a outras vistas, por exemplo, na primeira folha, posicionei minha viewport no canto superior esquerdo. Já na segunda folha coloquei uma outra planta no centro da folha.

revit-2026

Observe que quando eu seleciono a viewport, clico no campo Posição salva e seleciono PLANTA, a viewport é imediatamente posicionada no mesmo lugar que a viewport da outra folha.

revit-2026

Outra vantagem é que a posição é “travada”, isto é, se você tentar arrastar a viewport um alerta é exibido.

revit-2026

Mas e se eu quiser reposicionar a vista salva, dá pra editar?

Dá sim, é só clicar em Editar posição. que a viewport é exibida em modo de edição.

revit-2026

Você pode tanto alterar a âncora da vista como reposicionar a viewport. Observe que o tamanho da viewport é o tamanho da Região de recorte da vista.

revit-2026

E se eu quiser deletar uma posição salva?

Basta clicar em Gerenciar posições, que a janela de mesmo nome será exibida. Aqui podemos deletar ou renomear posições salvas.

revit-2026

Algumas informações podem ser visualizadas ou editadas na paleta de Propriedades, no campo Posicionamento da vista na folha.

revit-2026

Para que tudo isso funcione precisamos que todas as folhas estejam exatamente no mesmo lugar. Caso você perceba que uma das folhas foi movida por acidente, basta clicar com o botão direito sobre ela e selecionar a opção Redefinir posições de bloco de margem e carimbo.

revit-2026

OPINIÃO – Particularmente eu prezo muito pela organização das folhas, para que sigam um padrão de organização e distribuição das informações, e este recurso é muito bem vindo, principalmente para projetos complexos e de grande porte.

Folhas com múltiplas escalas – legenda

Outra situação comum em folhas de projeto é uma folha ter vistas em diferentes escalas. Nestes casos o carimbo da folha não pode indicar uma escala em específico, ela precisa indicar que múltiplas escalas estão sendo utilizadas.

revit-2026

Nas versões anteriores, ao inserir vistas com múltiplas escalas o texto padrão era Como indicada, porém não era possível customizar este texto.

revit-2026

Para isso basta selecionar a folha e na paleta de Propriedades clicar em Editar tipo. Na janela Propriedades de tipo temos a opção Substituição da escala (vários valores).

revit-2026

Agora você pode escrever o que você quiser.

revit-2026

Não menos importante, mas esta é uma solução que veio a partir do Fórum de ideias, ou seja, mais um recurso implementado por solicitação dos usuários.

OPINIÃO – Não há muito o que comentar aqui, a solução é simples e eficiente, resolvendo um problema já antigo.

Novidades de Estrutura!

As ferramentas de estruturas receberam muitas atualizações pontuais porém importantes, desta forma vou listar as principais novidades que apareceram no Revit 2026!

Aço – Material padrão placas de aço

Ao criar placas de aço um material será atribuído automaticamente, seja pela criação manual ou por uma conexão de aço.

revit-2026

O tipo de material aplicado dependerá da unidade do arquivo:

  • Unidade imperial (polegadas) – o material padrão das placas de aço recém-criadas será Aço ASTM A36.
  • Unidade métrica – o material padrão das placas de aço recém-criadas será Aço S 235.
  • Se o material padrão não for carregado no projeto as placas terão o primeiro material de aço que é carregado no modelo (por exemplo, camada de suporte de metal).

No Revit com o idioma português o material que carregado foi o Deck de metal. O template utilizado para o teste foi o de Arquitetura.

revit-2026

Inicializei o Revit no idioma inglês e testei os templates métrico e imperial e os materiais foram carregados corretamente.

revit-2026

OPINIÃO – Achei uma solução bem interessante mas seria importante deixar claro que o resultado depende do template utilizado. Seria interessante que este material pudesse ser selecionado antes da criação, isso pouparia um tempo valioso.

Aço – Aprimoramento das Conexões de aço personalizadas

Agora você pode modificar as propriedades das conexões e dos objetos do modelo de conexões personalizadas.

revit-2026

Vou listar abaixo a lista de possibilidades que foram incluídas no Revit 2026, confesso que como não trabalho com projetos de estrutura não consegui testar tudo, mas se encontrar alguma inconsistência fique a vontade para incluir nos comentários do artigo.

  • Mova elementos independentes dentro de conexões personalizadas enquanto está no modo de edição.
  • Use o editor de croqui para placas e padrões de parafusos/furos/âncora/conectores nas conexões personalizadas enquanto está no modo de edição.
  • Modifique as propriedades dos elementos nas conexões personalizadas enquanto está no modo de edição.
  • Durante o modo de edição/adição de elementos, a seleção é restrita e não funcionará em elementos não relacionados à conexão personalizada.
  • Edite elementos associados aos elementos de entrada da conexão personalizada como antes.
  • A remoção de elementos de uma conexão personalizada não os excluirá mais do modelo. A conexão será atualizada sem eles, e esses elementos permanecerão como objetos independentes.
  • O tipo de edição das conexões padrão dentro da conexão personalizada não está mais disponível fora do modo de edição. Para alterar essas conexões, use Modificar parâmetros enquanto estiver dentro do modo de edição de modelos.
  • O tipo de perfil de aço para vigas dentro de conexões personalizadas não pode ser editado no editor de modelos.

OPINIÃO – Particularmente eu entendo que quanto mais possibilidades de customização maior a liberdade para o desenvolvimento do projeto, desta forma estas opções são muito bem vindas.

Aço – Modelagem de aço ponto a ponto

Foi adicionada uma opção de controle do encurtamento automático de elementos de aço durante a união automática.

revit-2026

Para acessar este recurso você deve ir até a aba Gerenciar, painel Configurações e clicar no botão Configurações estruturais. Escolha a opção Configurações estruturais.

revit-2026

Na janela Configurações estruturais selecione a aba Elementos estruturais de aço, lá temos o campo Encurtamento automático, onde você pode ativar a opção Desativar encurtamento automático de elementos de aço durante a união automática.

revit-2026

Clicando sobre a opção um alerta é exibido informando o que será afetado no projeto.

revit-2026

Esta opção está disponível para: Estrutura de aço estrutural, Colunas de aço estrutural, Treliça de aço estrutural, Sistemas de vigas usando seções de aço e Contraventamentos usando elementos de aço. ​

OPINIÃO – Este recurso de modelagem ponto a ponto vai permitir definir uma geometria precisa, onde será possível verificar visualmente a correção dos elementos de aço. Uma alternativa muito bem vinda.

Dobra de vergalhão paramétrica

Agora ficou mais simples modelar a manivela do vergalhão ou “dobra de vergalhão” (Rebar Cranking) no Revit 2026, onde temos:

  • Restrições de edição de barras com manivela: para cada extremidade da barra de manivela, há três posições de manipulador das quais o deslocamento é medido.
  • Dimensões da manivela e substituição por tipo: duplique um tipo de manivela existente para criar o seu próprio. Substitua os valores de inclinação da manivela e comprimentos para o tipo de vergalhão.
revit-2026

OPINIÃO – Uma solução versátil que também veio do fórum de ideias da Autodesk, oferecendo maior flexibilidade na personalização dos vergalhões.

Novidades MEP

MEP é a sigla para Mechanical, Electrical, and Plumbing, que se refere aos sistemas prediais de uma construção — ou seja, às instalações mecânicas, elétricas e hidrossanitárias de um edifício.

No Revit 2026, esses sistemas ganharam diversas atualizações e novos recursos que aprimoram ainda mais o desenvolvimento de projetos nessas disciplinas. Vamos conferir.

Condutores elétricos globalizados

Nas versões anteriores o Revit só oferecia suporte a convenção americana AWG (American Wire Gauge), mas no Revit 2026 o tipo e o tamanho do foi foram substituídos pelo tipo e tamanho do cabo, a queda de tensão foi removida e outros detalhes foram incorporados.

Este recurso está disponível na aba Gerenciar, painel Configurações, menu suspenso Configurações MEP, na opção Configurações de cabo e condutor elétrico.

revit-2026

Agora condutores e cabos elétricos são personalizáveis, permitindo definir condutores e usar essas definições em tamanhos de cabo e tipos de cabo.

revit-2026

OPINIÃO – Uma importante atualização que irá proporcionar maior flexibilidade nos cálculos de condutores, permitindo que usuários de fora dos EUA tenham maior liberdade.

Zoneamento aprimorado para HVAC

No Revit 2026 Zonas AVAC e Zonas do sistema foram unificados em Zonas do sistema.

revit-2026

Abaixo alguns dos benefícios:

  • É possível criar zonas selecionando espaços ou desenhando.
  • Novas propriedades de instância foram adicionadas às zonas para facilitar a análise.
  • Atribua tipos a zonas do sistema para criar zonas similares com facilidade.
  • As zonas com base no espaço podem ser convertidas em zonas com base no croqui, permitindo que a zona seja desanexada do modelo de arquitetura.
  • Programe zonas do sistema em tabelas ou use tabelas incorporadas para mostrar como os espaços e os espaços analíticos estão relacionados à zona.
  • As zonas do sistema suportam o uso de esquemas de cores para ilustrar os projetos.

OPINIÃO – Agora as zonas serão definidas por esboço ou espaço, incluindo propriedades expandidas e suporte a esquemas de agendamento e preenchimento de cores, combinando os benefícios de ambos.

Novidades diversas

Vou reunir aqui de forma mais objetiva novidades gerais que englobam tanto outras disciplinar ou pequenas atualizações da versão Revit 2026!

Aprimoramento de vínculo IFC

No Revit 2026 ficou 50% mais rápido e temos mais controle ao vincular um modelo IFC.

revit-2026

Este recurso permite “corrigir” o posicionamento do vínculo IFC, para isso basta ir até a caixa Posicionamento e especificar como a geometria será posicionada em relação ao modelo hospedeiro.

Atualizações do Dynamo 3.4.1

A versão 3.4.1 do Dynamo traz uma extensão que permite acompanhar o desempenho do gráfico, além de oferecer dados sobre a compatibilidade entre versões no Package Manager, suporte ao PythonNet3 para desenvolvedores, entre outras novidades onde podemos destacar:

  • A extensão TuneUp foi melhorada para monitorar o desempenho do gráfico.
  • O Package Manager inclui informações de compatibilidade de versões.
  • Pacote PythonNet3 disponível no Package Manager.
  • Documentação de ajuda.
  • Valores de referência CSI removidos dos arquivos de conteúdo do Revit.
  • Parâmetro Comprimento renomeado como Comprimento do sistema.
  • Nós removidos e obsoletos.

Automação de modelo analítico

No Revit 2026, ao criar um modelo estrutural físico, o Revit é capaz de gerar automaticamente seu modelo analítico, incluindo nós, apoios e cargas.

revit-2026

Essa funcionalidade foi aprimorada, oferecendo maior precisão: o software agora identifica e corrige automaticamente lacunas ou desalinhamentos no modelo analítico.

Modelo de coordenação – melhorias

A funcionalidade de Modelo de Coordenação foi aprimorada, com melhorias na representação gráfica, no controle de visibilidade dos elementos e na possibilidade de encontrar e visualizar modelos de coordenação diretamente na interface do Revit.

revit-2026
  • Aparência gráfica – é possível atribuir uma cor a cada modelo de coordenação, facilitando a identificação de diferentes modelos, além de ser possível usar cores distintas para categoria de elementos do modelo de coordenação.
  • Controle de visibilidade de objetos – é possível gerenciar a Visibilidade/Sobreposição gráfica dos modelos de coordenação e suas instâncias, exibir e ocultar detalhes relevantes na guia Modificar | Modelo de coordenação.
  • Opção Mostrar dos modelos de coordenação ativada – Na caixa de diálogo Gerenciar vínculos, clique em Mostrar no menu superior para localizar e visualizar modelos de coordenação diretamente na tela do Revit.

Gerenciar vínculos – mostrar arquivos CAD

No Revit 2026 os arquivos CAD importados são exibidos no menu gerenciar vínculos.

revit-2026

Agora ficou mais fácil verificar o seu projeto e garantir que não existam importações desnecessárias dentro do seu projeto. Este recurso também indica a contagem, para você saber o número total de arquivos CAD.

  • Formatos suportados: DXF, DGN, SKP e AXM.
  • Formatos não suportados: CIS SAT, OBJ, RHINO, STEP e STL.

Mostrar início e fim da barra

Adicione ganchos, dobras nas extremidades ou curvas às barras de forma mais prática e intuitiva, facilitando o detalhamento e o controle no modelo.

revit-2026

Controle da posição da tela soldada

Posicione com precisão as folhas padrão e personalizadas de tela soldada sobre o concreto.

revit-2026-

Substituição de família aprimorada para o Twinmotion

No Revit 2026 temos suporte para a substituição de famílias Revit no Twinmotion, melhorando o realismo dos visuais ao vivo sem substituição manual.

revit-2026

O Revit 2026 também oferece maior suporte para a transferência de configurações no link ao vivo, como a posição do sol e as visualizações da câmera, permitindo atualizações instantâneas nas visualizações do projeto para apresentações ao cliente.

Conclusão

Mais uma versão recheada de novidades, onde reuni as mais significativas para que você consiga ter uma boa ideia dos novos recursos e como eles impactam no seu fluxo de trabalho.

Particularmente gostei muito das novidades, tanto as de ajuste e melhoria de ferramentas como as que foram solicitações dos usuários, o que demonstra uma preocupação com as necessidades da comunidade.

Mas comenta aí, o que você achou? Sentiu falta de algo? Deixe o seu comentário!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

2 comentários em “Revit 2026”

  1. Excelente sua explanação.
    há 18 anos com o Revit e noto que as novidades versão após versão estão cada vez mais minguadas. Já há alguns anos não crio expectativas significativas sobre novidades. Topografia melhorou piorando. Steel engessado, não agrupa, não permite assembley. etc.

    Responder
    • Olá João,

      Nesta atualização tive a impressão que o foco foi o refinamento de muitas ferramentas, o que acho bem vindo, afinal precisamos que elas funcionem corretamente e que fiquem com mais recursos que facilitem o seu uso. Sobre novidades realmente foi um pouco mais contido, mas acho que no geral teve bastante coisa interessante.

      Um abraço!

      Responder

Deixe um comentário