AUTOCADINTERFACEDESENHO E EDIÇÃO

Criar efeito croqui no AutoCAD

Criar efeito croqui no AutoCAD é um recurso que poucos profissionais usam, muitas vezes por não saber como configurar. Aprenda a dar um toque artístico nos seus projetos!

O AutoCAD é famoso pela precisão na qual podemos representar nossos projetos, porém é possível criar efeitos bem interessantes, dando inclusive um toque mais artístico aos seus projetos. Este recurso está disponível dentro dos controles de estilo de visualização, porém, precisamos tomar alguns cuidados para obtermos um bom resultado.

CONTROLE DE ESTILOS DE VISUALIZAÇÃO

Dentro do ambiente Model temos um campo chamado Visual Style Controls (controle de estilos de visualização) onde podemos alterar o modo de exibição do projeto.

criar-efeito-croqui

Esta opção geralmente é utilizada para trabalhos em 3D, permitindo visualizar preenchimentos e texturas, porém, dentro destas opções é temos uma chamada Sketchy (Rascunho) que dá um efeito de croqui ao projeto.

criar-efeito-croqui

O problema é que precisamos fazer algumas configurações para que o efeito fique bonito, porque a configuração padrão parece um monte de rabiscos!

criar-efeito-croqui

Vamos aprender a configurar um estilo de croqui personalizado, com um acabamento bem mais fino.

CONFIGURANDO O VISUAL STYLE SKETCHY

A primeira coisa que você terá que fazer é uma cópia do seu projeto onde vamos utilizar apenas a cor 07 (branco) e tons de cinza. Infelizmente o Sketchy não reconhece um estilo de impressão, e como a proposta é apenas um desenho estilizado podemos usar uma cópia do projeto original sem cotas.

Selecione toda a planta, faça uma copia. Selecione a copia novamente e no painel Layers altere para layer 0 (zero) e no painel Properties altere o campo color para By Layer.

criar-efeito-croqui

Agora que temos uma planta preparada para virar “croqui” vamos ao campo Visual Styles Control (Controle de estilos de visualização), clique no campo que esta indicando 2d Wireframe e escolha a opção Visual Styles Manager.

criar-efeito-croqui

Isso abrirá a Tool Palette (Paleta de ferramentas) Visual Styles Manager. Aqui podemos configurar todos os estilos de visualização do AutoCAD.

criar-efeito-croqui

O mais recomendado é que não façamos nenhuma alteração no estilo Sketchy existente. Para não corrermos o risco de configurações erradas nós vamos criar o nosso próprio estilo de croqui clicando no campo Create New Visual Style.

criar-efeito-croqui

Na janela Create New visual Style coloque o nome desejado (vou colocar Croqui) e caso deseje, insira uma descrição.

criar-efeito-croqui

Observe que o novo estilo já foi incluído nas opções, agora vamos configurá-lo.

criar-efeito-croqui

A primeira coisa para configurarmos é o Face Settings (Configurações de faces), como no nosso caso o projeto não é em 3D, não precisamos que o estilo identifique, portanto vamos alterar para none.

criar-efeito-croqui

Próximo campo, Edge Settings (configurações de arestas), onde devemos alterar a opção Show para Facet Edges.

criar-efeito-croqui

O próximo campo é o Occluded Edges (arestas ocultas) que devemos alterar a opção Show para No.

criar-efeito-croqui

Na sequência o campo Silhouette Edges (Silhueta das arestas), que devemos alterar o campo Show para Yes.

criar-efeito-croqui

Agora que preparamos os campos básicos vamos para o campo que realmente interessa, o Edge Modifier (modificador de arestas).

Neste campo é possível configurar como as linhas do desenho irão se comportar, para gerarmos o efeito de croqui. O refinamento da configuração pode variar de acordo com o nível de detalhamento do seu projeto, por isso antes de prosseguir, altere o estilo de visualização do seu projeto para o croqui.

Basta ir na área Model,  em Visual Styles, Custom Visual Styles e selecionar croqui.

criar-efeito-croqui

Agora é possível ir acompanhando o grau de variação do traço de acordo com a edição do estilo. Aproxime de algum ponto do desenho que contenha detalhes grandes e pequenos do seu projeto.

criar-efeito-croqui

Dentro do campo Edge modifiers (Modificadores de arestas vamos ativar dois ícones: Line Extensions Edges (Extensão das arestas) e Jitter Edge (irregularidade da aresta).

criar-efeito-croqui

De acordo com a opção ativada, ou combinação de ambas, temos resultados diferentes. Para o exemplo, vou deixar ambas ativadas.

criar-efeito-croqui

Observe que assim que ativamos ambos os campos o resultado não costuma ficar muito bom, fica “rascunhado” demais, por isso precisamos fazer alguns ajustes para refinar o acabamento.

Em Edge Modifiers altere a opção Jitter para Low, isso já irá suavizar o serrilhado das linhas. Outra coisa que pode ser feita e alterar as cores dos objetos para tons de cinza, isso da um aspecto mais suave nas linhas.

criar-efeito-croqui

Lembrando que esse estilo de visualização em Croqui é alterado em função da distância que você esta do desenho. Se você estiver próximo o acabamento tem um aspecto suave, se você estiver distante o acabamento vira um garrancho completo!

criar-efeito-croqui

Poxa, que acabamento feio! Todo esse trabalho pra isso??

Calma, o macete é o seguinte. No ambiente Model você trabalha normalmente, com o modo de exibição 2D Wireframe. Já nas Viewports (Janelas de impressão) você altera para o modo de exibição em Croqui, desta forma o desenho será impresso com esse efeito estilizado, porém você continua desenhando com precisão total e acabamento suave.

criar-efeito-croqui

Mais uma imagem, agora de perto e com mais detalhes.

criar-efeito-croqui

Claro que de projeto para projeto será necessário configurações específicas mas para quem tiver paciência e quem sabe um domínio de Photoshop da para se fazer apresentações incríveis com esse recurso!

Gostaram? Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

7 Comentários

  1. Yarda Clessilin
    25 de julho de 2016 at 19:31 — Responder

    Desejo receber

  2. Ronaldo nicastro
    26 de julho de 2016 at 04:13 — Responder

    Muito bom

  3. 28 de julho de 2016 at 20:05 — Responder

    Amigo, boa noite. Fiz o passo a passo sugerido por esse post para fazer. Esbarrei na parte de fazer as hachuras. Após fazer o comando, no momento que saio da janela da edição da hachura, ela fica invisível no desenho. Somente quando clico dentro do espaço que selecionei para hachurar, ele aparece, juntamente com as coordenadas coloridas que indicam os eixos X, Y e Z. Dessa forma, na hora de transpor pro PDF e também na hora de imprimir, a hachura não aparece. Qual seria o problema? Preciso de ajuda. Se quiser responder por whatsapp, fique a vontade (48)98244050. Obrigado

  4. cecilia
    9 de agosto de 2016 at 21:49 — Responder

    oi Luis, tudo bem?
    achei bem interessante o passo a passo, porem como faz para salvar? ele não fica permanente em outras abas, apenas na que você cria ele!

    fico no aguardo

    att

  5. Debora Naves Faturi
    29 de setembro de 2016 at 11:26 — Responder

    Boa tarde Luis, tudo bem ?

    No meu CAD não havia o campo Visual Style Manager habilitado, eu consegui colocá-lo no menu, mas ele não abre para a edição dos estilos, informa que desconhece o comando, consegue me ajudar ? Eu adorei a possibilidade de deixar os projetos com o visual de croqui.
    Grata,
    Débora Faturi

    • 2 de outubro de 2016 at 21:21 — Responder

      Olá Debora,

      Tente digitar VISUALSTYLES e pressionar enter para acessar a janela. Qual sua versão do AutoCAD?

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *