AUTOCADANOTAÇÕESSOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Linhas tracejadas não aparecem

Linhas tracejadas não aparecem no seu projeto? No model tem um tamanho e no Layout outro?Calma, vamos resolver o seu problema. 

No Autocad temos uma grande variedade de tipos de linhas (Linetypes) porém, apesar de encontrarmos o estilo de linha que precisamos, ela não esta na escala que precisamos.

Por exemplo, um detalhe do desenho precisa ficar tracejado e escolhemos a linetype HIDDEN porém o tracejado está tão grande que um “traço do tracejado” é maior que o comprimento total da linha ou maior que o seu projeto inteiro!

linhas-tracejadas-não-aparecem

Vamos ver o que é possível fazer.

ESCOLHA O TEMPLATE CORRETO

Quando você cria um arquivo novo, ele é criado com base em um Template, que nada mais é do que um modelo. Este Template vem com algumas configurações pré-definidas e o padrão de espaçamento das linhas é uma delas.

linhas-tracejadas-não-aparecem

Geralmente utilizamos o Template ACADISO.DWT, que vem configurado em milímetros. O ACAD.DWT vem configurado em polegadas. Porém o padrão de espaçamento de linhas de ambos é diferente.

linhas-tracejadas-não-aparecem

De acordo com o tipo de unidade que você trabalha deverá optar por acadiso.dwt (para metros) e acad.dwt (para milímetros.

Mas meu projeto já esta começado, o que eu faço?

Aí vamos para as próximas opções.

CORRIGINDO O ESPAÇAMENTO DAS LINETYPES

Para corrigir o padrão de espaçamento das linhas você pode ir na aba Home, painel Properties e Linetype escolha Other.

linhas-tracejadas-não-aparecem

Na janela Linetype Manager clique no botão Show Details para visualizar a faixa de opções.

linhas-tracejadas-não-aparecem

No menu inferior localize o campo Global Scale Factor. O valor 1 corresponde ao padrão de espaçamento atual. considere que 1 corresponde a 100%. Logo se o espaçamento está grande demais você deve diminuir este valor.

linhas-tracejadas-não-aparecem

Lembrando que ao editar o valor deste campo, TODAS as linhas do seu projeto serão alteradas proporcionalmente. Por exemplo, para um projeto em metros criado no template acadiso.dwt alterei o valor de 1.0 para 0.05. Observe como a linha estilo HIDDEN ficou bem menor seu espaçamento.

linhas-tracejadas-não-aparecem

Se quiser utilizar um atalho digite LTS na linha de comando e pressione Enter. Ao invés de acessar a janela Linetype Manager o valor aparecerá na tela. O critério é o mesmo, 1 corresponde a 100%.

linhas-tracejadas-não-aparecem

Mas e se eu quiser que apenas UMA linha fique com o padrão de espaçamento menor, como eu faço?

Para isso você deve selecionar a linha desejada e ir à janela Properties. Se não estiver com a janela ativada Vá até a aba Home, painel Properties e clique na setinha no canto inferior esquerdo oumantenha pressionado CTRL e clique 1.

linhas-tracejadas-não-aparecem

Na janela Properties localize o campo Linetype Scale. A regra é a mesma, 1 corresponde a 100%. Porém, quando alterar o valor somente as linhas selecionadas serão alteradas conforme o valor inserido.

linhas-tracejadas-não-aparecem

 

Certo fiz tudo isso, funcionou perfeitamente, porém quando criei um Layout a linha esta contínua!

Calma vamos resolver isso também.

CORRIGIR ESPAÇAMENTO DAS LINHAS NO LAYOUT

Quando configuramos o padrão de espaçamento das linhas no ambiente model e criamos uma viewport no ambiente Layout a linha volta a ficar desconfigurada.

linhas-tracejadas-não-aparecem

Para isso devemos fazer outro ajuste, diretamente na viewport. Clique duas vezes dentro de qualquer viewport para entrar no modo de edição e digite PSLTSCALE e pressione Enter. Aparecerá uma mensagem indicando que o valor atual é 1. Altere para 0.

linhas-tracejadas-não-aparecem

Não esqueça de regenerar a visualização, digitando RE (Regen) e pressionando Enter.

Pronto! Agora o padrão de espaçamento configurado no ambiente model irá aparecer igualmente no ambiente Layout!

linhas-tracejadas-não-aparecem

Gostaram? Ajudem compartilhando o site e curtindo nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

11 Comentários

  1. Luiza Braga
    23 de maio de 2016 at 19:05 — Responder

    Olá, trabalho com AutoCAD há algum tempo, mas venho enfrentando um problema numa máquina do meu serviço que nunca tinha visto. Quando entro no “properties” da linha tracejada, e mudo o “linetype scale” nada acontece com a linha. Posso colocar 0.01 ou 100 que a distância entre os traços continua a mesma. Você poderia me ajudar?

    • 24 de maio de 2016 at 09:02 — Responder

      Olá Luiza,

      Pode ser que tenha alguma variável de sistema habilitada. Qual a versão do autoCAD nesta máquina? Se for 2016 em diante tente usar o comando SYSVAR que irá abrir a janela System Variable Monitor, nesta janela as variáveis de sistema que não deveriam estar ativadas ficam com um sinal de alerta, basta alterar o valor para corrigir.

      Dúvidas entre em contato!

      • LUIZA BRAGA
        26 de agosto de 2016 at 16:46 — Responder

        oi Luis andré, a versão que trabalho é a 2014. Até hoje não consegui solucionar meu problema…
        Fiz o que o Nelson indicou, verifiquei o eixo Z, e todos estão em 0.
        Você tem alguma dica sobre o que pode estar acontecendo?

        Obrigada!

        • 27 de agosto de 2016 at 15:10 — Responder

          Olá Luiza,

          Respondido por e-mail.

          Um abraço!

          • Rômulo Amaral
            28 de dezembro de 2016 at 17:02

            Prezado Luis André,
            boa tarde!
            Sou arquiteto, trabalho com o cad2014 e estou com o mesmo problema da Luiza.
            Você poderia me ajudar também?!
            Não sei o que fazer!
            Desde já agredeço a atenção.
            Att,
            Rômulo Amaral

          • 29 de dezembro de 2016 at 11:36

            Olá Rômulo,

            Você chegou a verificar se tem alguma variável de sistema ativada? O problema acontece em um arquivo específico ou em qualquer arquivo?

            Um abraço!

    • Nelson
      22 de junho de 2016 at 13:14 — Responder

      Olá Luiza, Pode ser que o ‘z inicial’ e o ‘z final’, não tenham a mesma cota (0), isso pode acontecer quando trazemos partes de desenhos ou blocos de outros desenhos, principalmente 3D. onde o ‘Flatshot’ não foi feito corretamente. Habilite na Caixa de Propriedades Rápidas, a geometria da entidade, e verifique o eixo ‘z’.

  2. Alex
    15 de junho de 2016 at 00:19 — Responder

    boa noite. Fiz um desenho 3D em Model e para detalhamento passei o mesmo para o Layout1. Como o desenho é muito grande, o mesmo foi colocado em escala 1:8. Até ai tudo bem. Para cotar os elementos fui fazer uma linha de centro (comando LINE), só que neste caso a linha de centro não acompanha a escala das vistas ortográficas. Por exemplo: cotei um retângulo com 140 de comprimento, e ao colocar uma linha, através do comando LINE, a linha apresenta 17,5 de comprimento. Como é possível fazer com que qualquer geometria adicionada ao Layout acompanhe a escala?

    • 16 de junho de 2016 at 08:46 — Responder

      Olá Alex,

      Depende muito da unidade de medida que você esta trabalhando. Se no model você desenhar em metros, o Layout esta sempre em milímetros. Você também pode usar o recurso de mudar sua área de trabalho para 3D Modeling e na Aba Home, no último painel o View usar o recurso Base (tem que ser no Layout) que o AutoCAD gera automaticamente as vistas para você. Porém, assim quando você cotar ele irá considerar a medida real do objeto desenhando no model.

      Dúvidas entre em contato,

      Um abraço!

  3. Aricarlo Chaves
    29 de setembro de 2016 at 10:35 — Responder

    A vida das pessoas se tornam melhores em virtude do conhecimento compartilhado. Um grande abraço.

  4. 14 de outubro de 2016 at 22:24 — Responder

    Estou com dificuldade de traceja alguns trabelhos escolares, mas o pouco dessas informações já clareou. Muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *