Calcular área no AutoCAD

Calcular área no AutoCAD, tem como? Você precisa calcular a área de determinados objetos do seu desenho e faz isso manualmente? Hoje vamos ensinar como fazer isso no AutoCAD!

Toda vez que precisamos calcular uma determinada área em nosso desenho já sacamos uma calculadora, porém o AutoCAD possui uma ferramenta para isso. Para acessar a ferramenta na aba Home, no lado direito dentro do painel Utilities clicamos em measure e escolhemos a opção Area.

area-no-autocad-como-calcular-02

Temos algumas maneiras de utilizar a ferramenta. Para uma área como um quarto, podemos ir clicando em cada canto do quarto e conforme vamos clicando uma área em verde vai sendo criada (essa área em verde corresponde a área que será calculada) e ao finalizar basta pressionar Enter e o valor da área e do perímetro é exibido na tela ou na linha de comando.

area-no-autocad-como-calcular-01
Comando Area > Clicar no quadrantes e depois pressionar Enter.

Outra opção é que ao invés de clicarmos nos cantos que correspondem a área podemos clicar em uma determinada geometria e o AutoCAD informa a área do objeto selecionado. Ative o comando area e digite O (ou selecione Object). Clique sobre a geometria e imediatamente o AutoCAD exibe a área e o perímetro.

area-no-autocad-como-calcular-01
Comando AREA > digite O (Object) pressione Enter e clique no objeto.

Isso é bem pratico principalmente quando precisamos saber a área de uma circunferência por exemplo.

Mas e se eu quiser calcular uma área e subtrair por outra área, tem como? Tem sim! Ative o comando area e selecione Add area. Selecione a area desejada e pressione Enter. Na sequência selecione Subtract area, selecione a área a ser subtraída e pressione Enter.

area-no-autocad-como-calcular-04

Pronto! Agora o AutoCAD exibe o valor da área já subtraído o valor da área menor como no exemplo!

Acredito que este recurso vai lhe poupar um bom tempo de trabalho, permitindo resultados rápidos para os mais variados projetos e situações.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo Facebook!

Dúvidas? Comentem!

51 comentários em “Calcular área no AutoCAD”

    • Olá Pedro,

      Mesmo com essas medidas o formato do terreno da margem para a variar área do terreno. Desenhe o seu terreno e siga os passos da postagem, se tiver alguma dúvida fique a vontade para perguntar!

      Responder
  1. Olá Luis, qual é o formato padrão? Pois podem abrir no autocad extensões em DWG, DWT, DXF e DWS. Para pegar uma planta já pronta, tem algumas destas extensões específicas somente para utilizar o recurso AREA, ou qualquer uma destas extensões eu consigo?

    Responder
  2. O eixo no cada esta toda hora mudando de x,y para x,y,ez;
    como faço para manter no x,y de novo, por favor estou dimensionando as áreas e ai começou a dar problemas

    Responder
  3. Eu uso o recurso de fazer uma hachura dentro da geometria e abrir as propriedades da hachura com o pr+enter, nas propriedades é indicado a área da hachura. Já me salvou muitas vezes esse recurso. Abraço e sucesso.

    Responder
  4. Preciso encontrar a menor área externa de um desenho irregular (que pode conter semicírculo) para saber quanto iremos utilizar de material/chapa para cortar a peça, sabendo que o que sobrará entre a área encontrada e a área real do desenho será sucata mas deve ser considerada no orçamento. É possível utilizando VBA para ganhar tempo?

    Responder
    • Olá Luiz,

      Não sou especialista em VBA mas acredito que seja possível sim. Outra opção é você transformar os desenhos irregulares em REGION, utilizar o comando GROUP e depois calcular a área por objeto. Mesmo que os objetos estejam desencostados o AutoCAD irá entender como um único objeto e calcular a área total de todas as peças.
      Depois é só subtrair pela área da chapa. Faça um teste, qualquer problema entre em contato.

      Um abraço!

      Responder
  5. Não consigo visualizar a distância após mensurá-la, será que alguma função foi desativada? Após mensurar seja a área ou distância não é fornecido as dimensões na parte inferior do programa.
    Att,

    Responder
    • Olá Dilmar,

      Para medir uma área completa teria que ser uma polyline, então com object da pra mediar a área do objeto. Já se o preenchimento for hachura, você terá que ir via comando hachura mesmo, não da para medir e inserir um preenchimento junto.

      Um abraço!

      Responder
  6. Comando boundary da pra fazer também a mesma coisa, quando não se sabe a área exata de um desenho complexo. Muitos utilizam a hachura também para fazer calculo de áreas irregulares, na verdade o boundary cria uma polilinha na região que você quer, daí então utiliza-se o comando área em seguida o prefixo O para objeto, pedindo para selecionar a area do objeto desejado, no caso pode ser a boundary ou contorno ou uma hachura, desde que não tenha nenhum texto ou cota no seu interior.

    Responder
    • Olá Aldo.

      Realmente também dá. Eu até uso esse processo mas dependendo da geometria e se tiverem objetos dentro da área já não funciona como a gente gostaria. Mas o que importa é conseguir resolver o problema.

      Um abraço!

      Responder
  7. Olá, como faço para atribuir a área em um texto, tipo aqueles com o nome do ambiente, área e nível, vi em uma aula no YouTube mas o rapaz não ensina como realizar essa função, no bloco tem uma poliline associada.

    Responder
    • Olá Ewerton,

      Acredito que seja feito com um sistema de Field, que são atributos de texto. Aind anão publiquei sobre este tema, precisaria fazer alguns testes para que mostre a área da forma que você está falando.

      Um abraço!

      Responder
  8. Boa noite.
    Eu tô começando a praticar no AutoCAD tem um semana. Tô com dificuldades porque toda vez que solicito o comando ‘OF’ e coloco a medida de 4.45 ele não aparece em metros aparece pequenininho em milímetros e todas medidas q coloco… Quando vou conferir tá descontrolada e confiro na ‘UN’ que foi oque a minha professora me sugeriu mais continua. Não consigo fazer coisas simples como multiplicar paredes. Oq pd ser?

    Responder
    • Olá Alexandre,

      É normal isso. Quando você cria um novo arquivo no AutoCAD ele utiliza o template acadiso.dwt que é um arquivo padrão, porém este arquivo está pré configurado para milímetros, então quando você coloca 4.45 ele entende 4.45mm. Mas quem determina a unidade do projeto é você então se quiser que os 4.45 sejam metros, assim será, contanto que você faça isso sempre. Quando ao tamanho estar “pequeno” na verdade ele está correto é você que esta muito “longe”, então basta dar zoom.
      Relaxa que com o tempo você acostuma.

      Um abraço!

      Responder
  9. ola uma pequena duvida , eu estou iniciando no autocad e ja conhecia a ferramenta de calcular área, porem o autocad não indica a unidade, exemplo.. eu calulo a unidade de um quadrado de 10x10x10, o resultado do volume é 1000, porem 1000 o que ? mm³, m³ ?? como posso saber isso ?

    Responder
    • Olá José,

      Tudo vai depender da unidade de medida que você esta usando no seu projeto. Por exemplo, se uma linha em seu projeto com 1 de comprimento equivale a 1 metro, quer dizer que a área apresentada é em metros.

      Espero que isso ajude.

      Um abraço!

      Responder
  10. Bom dia, sou iniciante em Autocad, instalei o cad 2015 em meu computador, agora quero calcular a area em m2 da obra, faço todo procedimento, mas não está aparecendo a barra com os dados digitados e as medidas. Já fui informado que tenho que ativar o comando ÁREA, como ativar esse comando.

    Responder
    • Olá Paulo,

      Dependendo da configuração do seu AutoCAD, pode ser que não apareça diretamente na sua tela, sendo exibido apenas na linha de comando. Aperte F2 depois de executar o comando que isso faz com que o menu inferior seja expandido. E para recolher o menu inferior aperte a tecla F2 novamente.

      Um abraço!

      Responder
    • Olá Luiz,

      Então, daria para fazer alguma coisa com Fields e hachuras, mas acaba sendo uma gambiarra, pois o atributo teria que estar associado a um perímetro, por exemplo uma polyline. Ah, também pderiamos tentar algo com Autolisp.

      Um abraço!

      Responder
  11. Luís André, preciso da sua ajuda:
    no desenho, anteriormente conseguia calcular áreas, agora após algumas alterações no mesmo desenho, tem compartimentos que não consigo calcular a área aparecendo a seguinte indicação:
    “Point or options Keyword required specify next poit or” e não diz mais nada!
    devo ter alterado algum valor sem me aperceber e não estou conseguindo fazer áreas!!

    Responder
  12. Boa tarde Luís Andre, espero que possa me ajuda:
    quando uso a ferramenta área, um exemplo: o resultado que deveria ser 3.6m2 me da um valor de 3600.0; saberia me informar como eu posso corrigir este problema para que o valor seja mais exato?

    Responder

Deixe um comentário