AUTOCADPUBLICAÇÃO

Criar uma folha com carimbo

Criar uma folha com carimbo é um recurso prático e dá um caráter mais profissional na apresentação dos seus projetos. Aprenda e criar suas próprias folhas!

Além de conter as principais informações do seu projeto, a folha funciona também como seu cartão de visitas, logo é um dos elementos mais importantes para o profissional e nem todos se preocupam com isso.

Desenhar a folha no AutoCAD é fácil, mas a principal reclamação é que não dá para transformar a folha em um bloco, porque isso faz com que não seja possível editar o texto. Já fizemos um tutorial mostrando como criar um bloco com texto editável, (clique aqui!) porém vamos revisar este processo ensinando você a criar sua própria folha.

DESENHANDO SUA FOLHA

A primeira coisa é definir o tamanho da folha na qual você vai trabalhar. Como exemplo, vamos usar uma folha A2 que tem como medidas 594 x 420mm.

criar-uma-folha-com-carimbo

Definida a folha vamos para um layout qualquer.

criar-uma-folha-com-carimbo

No layout desenharemos um retângulo com as medidas da folha (594 x 420mm). Lembre-se o desenho deve ser feito em milímetros! Portanto coloque os valores sem casas decimais: 594 x 420.

Quer aprender a imprimir seu projeto? Faça download do nosso manual clicando aqui!

criar-uma-folha-com-carimbo

Desenhado o retângulo devemos desenhar agora as margens. conforme a ABNT as margens de uma folha A2 devem ter à direita, à cima e abaixo 7mm e a esquerda 25mm.

criar-uma-folha-com-carimbo

Desta forma temos nossa folha com margem.

criar-uma-folha-com-carimbo

Para facilitar sua vida na hora de dobrar a folha é interessante traçar as marcações de dobra da folha, para isso, entre a borda da folha e a margem interna você pode deixar pequenos traços para facilitar a dobra da sua folha. no modelos A2 temos a distribuição conforme a norma ABNT 13.142.

criar-uma-folha-com-carimbo

Finalizando as marcações você deve ter uma folha parecida com a imagem abaixo:

criar-uma-folha-com-carimbo

A parte simples esta resolvida, agora podemos ir para o carimbo!

DESENHANDO SEU CARIMBO

O carimbo (ou legenda conforme ABNT) deve ser posicionada no canto interior direito, de forma que quando a folha for dobrada, a legenda sempre fique visível.

criar-uma-folha-com-carimbo

Para a folha A2, podemos utilizar a largura máxima de 178mm (já descontados os 7mm da margem direita), de forma que o carimbo termine exatamente junto com a dobra da folha (essa medida pode variar em função do tamanho da folha que você escolher).

Outro ponto a se observar é que informações você irá colocar na folha e de que maneira irá organizar. A ABNT recomenda que o carimbo contenha:

  • identificação da empresa e do profissional responsável pelo projeto;
  • identificação do cliente, nome do projeto ou do empreendimento;
  • título do desenho;
  • indicação sequencial do projeto (números ou letras);
  • escalas;
  • data;
  • autoria do desenho e do projeto;
  • indicação de revisão.

Vamos trabalhar com estes campos no exemplo da folha A2. A distribuição de onde cada item deve ser posicionado não tem uma regra, porém alguns campos estão sempre posicionados em locais estratégicos ou em destaque, para facilitar a leitura da folha. Abaixo uma sugestão para a distribuição.

criar-uma-folha-com-carimbo

Observem que eu apenas identifiquei em que lugar cada conteúdo vai, pois o que vai ser escrito e como vai ser escrito vamos analisar a seguir.

TEXTOS E ATRIBUTOS

No carimbo temos dois tipos de texto: o texto fixo e o texto editável. Certo mas qual a diferença?

Se analisarmos, como exemplo, o campo identificação do cliente podemos organiza-lo de forma que teremos um texto que funcionará como o título do campo, que será o texto fixo. Já o nome do cliente propriamente dito será o texto editável, já que podemos usar a mesma folha para diversos clientes.

criar-uma-folha-com-carimbo

Desta forma, precisamos trabalhar com tipos de texto diferentes para ambos os casos. No título do campo (cliente) usaremos o Mtext (Multiline Text) e para o campo onde devemos escrever o nome do cliente (Sr. Fulano de Tal) vamos utilizar o Attribute.

O Mtext esta localizado na aba Annotate e o Attribute esta localizado na aba Insert.

criar-uma-folha-com-carimbo

A primeira etapa é colocar todos os textos fixos, desta forma, não precisamos nos preocupar em altera-los posteriormente. Então basta utilizar a ferramenta Mtext. No exemplo, coloquei o texto com o valor 2 (dois) de altura, logo, na impressão este texto terá 2mm de altura.

criar-uma-folha-com-carimbo

A próxima etapa, consiste na colocação do texto editável, e pede um pouco mais de atenção. Já que o objetivo é que o texto para estes campos possa ser editado de maneiras diferentes. Para criar este tipo de texto devemos recorrer ao texto Attribute. Para acessar esta ferramenta devemos ir até a aba Insert e localizar o campo Define Attribute.

criar-uma-folha-com-carimbo

Na janela Attribute Definition você deve se preocupar com o correto preenchimento dos campos em Attribute. Nele temos três campos: Tag, Prompt e Default.

bloco-com-texto-editável

Mas por quê?

Isso irá facilitar o preenchimento do carimbo quando finalizarmos nossa folha. Cada um destes campos tem uma finalidade. Vamos entender para o que serve cada um deles.

  • TAG: Aqui colocamos o texto que irá aparecer dentro do bloco.
  • PROMPT: Aqui colocamos a descrição do texto.
  • DEFAULT: Aqui colocamos o texto que virá preenchido quando inserirmos o bloco no desenho.

O preenchimento é bem simples, porém temos uma regra simples: O campo prompt sempre deve ser preenchido com um texto. O motivo é saber qual a finalidade deste campo. Mas isso ocorre apenas em casos que a informação seja numérica. Para um melhor entendimento vamos exemplificar com duas situações da nossa folha.

criar-uma-folha-com-carimbo

O processo mais simples de preenchimento é repetir a informação nos três campos, como por exemplo, no campo cliente. Já no caso do atributo número da folha, colocamos o valor numérico nos campos Tag e Default, porém no campo Prompt, devemos preencher de forma que seja possível saber para que serve esse “00”.

O próximo campo a ser preenchido é o Text Settings, onde devemos colocar a formatação do texto, que você pode preencher da maneira que preferir, abaixo o preenchimento completo para o atributo de texto Cliente.

criar-uma-folha-com-carimbo

Seguindo este processo, o preenchimento do nosso carimbo deve ficar da seguinte maneira:

criar-uma-folha-com-carimbo

Observação! O campo Tag não permite espaços, caso precise de um texto longo, coloque traços.

Pronto! Agora podemos transformar nossa folha em um bloco.

CRIANDO SUA FOLHA

Finalizado o processo podemos transformar nossa folha em um bloco. Porém, temos uma dica importante aqui. Se simplesmente selecionarmos tudo e transformarmos em bloco, nossa folha funcionará, porém, o próprio AutoCAD se encarrega de organizar a sequência dos campos de preenchimentos e isso pode deixar o preenchimento do carimbo bem confuso.

Então vamos entender como ordenar os atributos de forma que eles sejam listados na sequência que você preferir. vá até a aba Insert e clique no botão Create Block.

criar-uma-folha-com-carimbo

Na janela Block Definition você deve dar o nome do bloco (no exemplo será Folha A2) e no campo Objects clicar em Select Objects.

criar-uma-folha-com-carimbo

O truque começa nesta etapa, onde ao invés de simplesmente selecionarmos tudo de uma única vez, devemos clicar apenas nos atributos de texto, e na sequência na qual desejamos que eles sejam listados para preenchimento. Após selecionar todos os atributos, aí sim fazemos uma seleção completa da folha.

criar-uma-folha-com-carimbo

Ao finalizar, sua folha foi criada e imediatamente temos o carimbo onde todos os campos foram organizados na sequência que criamos. Está vendo a descrição dos campos no lado esquerdo? É o mesmo texto que colocamos no campo Prompt.

criar-uma-folha-com-carimbo

Pronto! Folha criada! Agora basta utiliza-la em seus projetos. Observe que basta clicar duas vezes em qualquer ponto da folha para editar os dados da sua legenda conforme a sua necessidade.

criar-uma-folha-com-carimbo

Gostaram? Compartilhem o site com seus amigos e curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

12 Comentários

  1. Eduardo
    31 de julho de 2016 at 05:06 — Responder

    Excelente artigo e de grandiosa valia!

  2. Kelly
    11 de agosto de 2016 at 18:59 — Responder

    Oi boa noite, Porq não aparece a opção de salvar este bloco de folha, quando vc da o ok fica na aba bloco, porém quando eu fecho não está, para onde vai!

    • 16 de agosto de 2016 at 23:30 — Responder

      Olá Kelly,

      Você já tentou inseri-lo novamente?

      Um abraço!

      • Luiza
        6 de dezembro de 2016 at 14:56 — Responder

        Estou com o mesmo problema da Kelly. Criei o bloco conforme ensinado, porém quando fecho o AutoCad e abro de novo o bloco não aparece mais, tento inserir bloco, porém o bloco que criei não aparece.

        • 11 de dezembro de 2016 at 17:05 — Responder

          Olá Luiza,

          Você definiu o Pick point do bloco? Pode ser que ele tenha sido criado mas ao inserir ele vá parar em outro lugar na tela. tente dar zoom extends e depois contrl + A para selecionar todos objetos e confira se não há nada “flutuando” fora do seu projeto.

          Dúvidas entre em contato,

          Um abraço!

  3. Andre Bee
    12 de dezembro de 2016 at 12:46 — Responder

    Como eu faço para inserir o numero da folha automaticamente quando insere uma nova folha?
    Ex: Pjt2016 – 0000001 ; Pjt2016 – 0000002; Pjt2016 – 0000003 …

    • 12 de dezembro de 2016 at 16:03 — Responder

      Olá André,

      Não me recordo de ter tentado algo do tipo, pq para que isto funcione uma folha acaba tendo que interagir com a outra mas a opção mais provável é ao criar a folha você utilizar um atribute de texto com uma FIELD. Ainda não abordei esta ferramenta no site, mas é o recurso que faz este tipo de interação.

      Espero te ajudado, um abraço!

  4. 23 de dezembro de 2016 at 16:20 — Responder

    Desenhamos uma folha, mas como fazeos para criar essa folha no layot, pra que quando eu vá plotar, achar ela na minha lista de folhas

    • 24 de dezembro de 2016 at 13:01 — Responder

      Olá Carolina,

      Esta folha se criada corretamente funcionará como um bloco, basta ir na aba insert e inserir o bloco. Se ainda tiver problemas entre em contato.

      Um abraço!

  5. Luciana
    17 de janeiro de 2017 at 18:02 — Responder

    Tenho nem palavras pra expressar a felicidade de ter encontrado este site! Tantos posts úteis! Explicação direta e fácil. Muito bom! Parabéns e obrigada por disponibilizar todo esse conteúdo. Abraço

    • 17 de janeiro de 2017 at 18:56 — Responder

      Obrigado Luciana,

      Não esqueça de compartilhar!

  6. Marcos
    25 de janeiro de 2017 at 13:26 — Responder

    Não é necessário selecionar os atributos na sequência correta, basta após criar o bloco usar o comando Manage atributes em Insert, Block definition.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *