AUTOCADPUBLICAÇÃO

Criar uma folha com carimbo

Criar uma folha com carimbo é um recurso prático e dá um caráter mais profissional na apresentação dos seus projetos. Aprenda e criar suas próprias folhas!

Além de conter as principais informações do seu projeto, a folha funciona também como seu cartão de visitas, logo é um dos elementos mais importantes para o profissional e nem todos se preocupam com isso.

Desenhar a folha no AutoCAD é fácil, mas a principal reclamação é que não dá para transformar a folha em um bloco, porque isso faz com que não seja possível editar o texto. Já fizemos um tutorial mostrando como criar um bloco com texto editável, (clique aqui!) porém vamos revisar este processo ensinando você a criar sua própria folha.

DESENHANDO SUA FOLHA

A primeira coisa é definir o tamanho da folha na qual você vai trabalhar. Como exemplo, vamos usar uma folha A2 que tem como medidas 594 x 420mm.

criar-uma-folha-com-carimbo

Definida a folha vamos para um layout qualquer.

criar-uma-folha-com-carimbo

No layout desenharemos um retângulo com as medidas da folha (594 x 420mm). Lembre-se o desenho deve ser feito em milímetros! Portanto coloque os valores sem casas decimais: 594 x 420.

Quer aprender a imprimir seu projeto? Faça download do nosso manual clicando aqui!

criar-uma-folha-com-carimbo

Desenhado o retângulo devemos desenhar agora as margens. conforme a ABNT as margens de uma folha A2 devem ter à direita, à cima e abaixo 7mm e a esquerda 25mm.

criar-uma-folha-com-carimbo

Desta forma temos nossa folha com margem.

criar-uma-folha-com-carimbo

Para facilitar sua vida na hora de dobrar a folha é interessante traçar as marcações de dobra da folha, para isso, entre a borda da folha e a margem interna você pode deixar pequenos traços para facilitar a dobra da sua folha. no modelos A2 temos a distribuição conforme a norma ABNT 13.142.

criar-uma-folha-com-carimbo

Finalizando as marcações você deve ter uma folha parecida com a imagem abaixo:

criar-uma-folha-com-carimbo

A parte simples esta resolvida, agora podemos ir para o carimbo!

DESENHANDO SEU CARIMBO

O carimbo (ou legenda conforme ABNT) deve ser posicionada no canto interior direito, de forma que quando a folha for dobrada, a legenda sempre fique visível.

criar-uma-folha-com-carimbo

Para a folha A2, podemos utilizar a largura máxima de 178mm (já descontados os 7mm da margem direita), de forma que o carimbo termine exatamente junto com a dobra da folha (essa medida pode variar em função do tamanho da folha que você escolher).

Outro ponto a se observar é que informações você irá colocar na folha e de que maneira irá organizar. A ABNT recomenda que o carimbo contenha:

  • identificação da empresa e do profissional responsável pelo projeto;
  • identificação do cliente, nome do projeto ou do empreendimento;
  • título do desenho;
  • indicação sequencial do projeto (números ou letras);
  • escalas;
  • data;
  • autoria do desenho e do projeto;
  • indicação de revisão.

Vamos trabalhar com estes campos no exemplo da folha A2. A distribuição de onde cada item deve ser posicionado não tem uma regra, porém alguns campos estão sempre posicionados em locais estratégicos ou em destaque, para facilitar a leitura da folha. Abaixo uma sugestão para a distribuição.

criar-uma-folha-com-carimbo

Observem que eu apenas identifiquei em que lugar cada conteúdo vai, pois o que vai ser escrito e como vai ser escrito vamos analisar a seguir.

TEXTOS E ATRIBUTOS

No carimbo temos dois tipos de texto: o texto fixo e o texto editável. Certo mas qual a diferença?

Se analisarmos, como exemplo, o campo identificação do cliente podemos organiza-lo de forma que teremos um texto que funcionará como o título do campo, que será o texto fixo. Já o nome do cliente propriamente dito será o texto editável, já que podemos usar a mesma folha para diversos clientes.

criar-uma-folha-com-carimbo

Desta forma, precisamos trabalhar com tipos de texto diferentes para ambos os casos. No título do campo (cliente) usaremos o Mtext (Multiline Text) e para o campo onde devemos escrever o nome do cliente (Sr. Fulano de Tal) vamos utilizar o Attribute.

O Mtext esta localizado na aba Annotate e o Attribute esta localizado na aba Insert.

criar-uma-folha-com-carimbo

A primeira etapa é colocar todos os textos fixos, desta forma, não precisamos nos preocupar em altera-los posteriormente. Então basta utilizar a ferramenta Mtext. No exemplo, coloquei o texto com o valor 2 (dois) de altura, logo, na impressão este texto terá 2mm de altura.

criar-uma-folha-com-carimbo

A próxima etapa, consiste na colocação do texto editável, e pede um pouco mais de atenção. Já que o objetivo é que o texto para estes campos possa ser editado de maneiras diferentes. Para criar este tipo de texto devemos recorrer ao texto Attribute. Para acessar esta ferramenta devemos ir até a aba Insert e localizar o campo Define Attribute.

criar-uma-folha-com-carimbo

Na janela Attribute Definition você deve se preocupar com o correto preenchimento dos campos em Attribute. Nele temos três campos: Tag, Prompt e Default.

bloco-com-texto-editável

Mas por quê?

Isso irá facilitar o preenchimento do carimbo quando finalizarmos nossa folha. Cada um destes campos tem uma finalidade. Vamos entender para o que serve cada um deles.

  • TAG: Aqui colocamos o texto que irá aparecer dentro do bloco.
  • PROMPT: Aqui colocamos a descrição do texto.
  • DEFAULT: Aqui colocamos o texto que virá preenchido quando inserirmos o bloco no desenho.

O preenchimento é bem simples, porém temos uma regra simples: O campo prompt sempre deve ser preenchido com um texto. O motivo é saber qual a finalidade deste campo. Mas isso ocorre apenas em casos que a informação seja numérica. Para um melhor entendimento vamos exemplificar com duas situações da nossa folha.

criar-uma-folha-com-carimbo

O processo mais simples de preenchimento é repetir a informação nos três campos, como por exemplo, no campo cliente. Já no caso do atributo número da folha, colocamos o valor numérico nos campos Tag e Default, porém no campo Prompt, devemos preencher de forma que seja possível saber para que serve esse “00”.

O próximo campo a ser preenchido é o Text Settings, onde devemos colocar a formatação do texto, que você pode preencher da maneira que preferir, abaixo o preenchimento completo para o atributo de texto Cliente.

criar-uma-folha-com-carimbo

Seguindo este processo, o preenchimento do nosso carimbo deve ficar da seguinte maneira:

criar-uma-folha-com-carimbo

Observação! O campo Tag não permite espaços, caso precise de um texto longo, coloque traços.

Pronto! Agora podemos transformar nossa folha em um bloco.

CRIANDO SUA FOLHA

Finalizado o processo podemos transformar nossa folha em um bloco. Porém, temos uma dica importante aqui. Se simplesmente selecionarmos tudo e transformarmos em bloco, nossa folha funcionará, porém, o próprio AutoCAD se encarrega de organizar a sequência dos campos de preenchimentos e isso pode deixar o preenchimento do carimbo bem confuso.

Então vamos entender como ordenar os atributos de forma que eles sejam listados na sequência que você preferir. vá até a aba Insert e clique no botão Create Block.

criar-uma-folha-com-carimbo

Na janela Block Definition você deve dar o nome do bloco (no exemplo será Folha A2) e no campo Objects clicar em Select Objects.

criar-uma-folha-com-carimbo

O truque começa nesta etapa, onde ao invés de simplesmente selecionarmos tudo de uma única vez, devemos clicar apenas nos atributos de texto, e na sequência na qual desejamos que eles sejam listados para preenchimento. Após selecionar todos os atributos, aí sim fazemos uma seleção completa da folha.

criar-uma-folha-com-carimbo

Ao finalizar, sua folha foi criada e imediatamente temos o carimbo onde todos os campos foram organizados na sequência que criamos. Está vendo a descrição dos campos no lado esquerdo? É o mesmo texto que colocamos no campo Prompt.

criar-uma-folha-com-carimbo

Pronto! Folha criada! Agora basta utiliza-la em seus projetos. Observe que basta clicar duas vezes em qualquer ponto da folha para editar os dados da sua legenda conforme a sua necessidade.

criar-uma-folha-com-carimbo

Gostaram? Compartilhem o site com seus amigos e curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

34 Comentários

  1. Eduardo
    31 de julho de 2016 at 05:06 — Responder

    Excelente artigo e de grandiosa valia!

  2. Kelly
    11 de agosto de 2016 at 18:59 — Responder

    Oi boa noite, Porq não aparece a opção de salvar este bloco de folha, quando vc da o ok fica na aba bloco, porém quando eu fecho não está, para onde vai!

    • 16 de agosto de 2016 at 23:30 — Responder

      Olá Kelly,

      Você já tentou inseri-lo novamente?

      Um abraço!

      • Luiza
        6 de dezembro de 2016 at 14:56 — Responder

        Estou com o mesmo problema da Kelly. Criei o bloco conforme ensinado, porém quando fecho o AutoCad e abro de novo o bloco não aparece mais, tento inserir bloco, porém o bloco que criei não aparece.

        • 11 de dezembro de 2016 at 17:05 — Responder

          Olá Luiza,

          Você definiu o Pick point do bloco? Pode ser que ele tenha sido criado mas ao inserir ele vá parar em outro lugar na tela. tente dar zoom extends e depois contrl + A para selecionar todos objetos e confira se não há nada “flutuando” fora do seu projeto.

          Dúvidas entre em contato,

          Um abraço!

        • ROBSON
          9 de março de 2017 at 16:51 — Responder

          vOCÊ DEVE SALVAR O ARQUIVO , CRIE UMA PASTA BLOCO E O SALVE LÁ.

          • Raphael
            18 de agosto de 2018 at 12:50

            Salvei, mas quando tento abrir aparece a seguinte mensagem “Invalido o bloco … faz referencia a si mesmo”.

          • 23 de agosto de 2018 at 09:52

            Olá Raphael,

            Mande um print desse bloco no grupo do facebook para entendermos melhor o seu problema.

            Um abraço!

  3. Andre Bee
    12 de dezembro de 2016 at 12:46 — Responder

    Como eu faço para inserir o numero da folha automaticamente quando insere uma nova folha?
    Ex: Pjt2016 – 0000001 ; Pjt2016 – 0000002; Pjt2016 – 0000003 …

    • 12 de dezembro de 2016 at 16:03 — Responder

      Olá André,

      Não me recordo de ter tentado algo do tipo, pq para que isto funcione uma folha acaba tendo que interagir com a outra mas a opção mais provável é ao criar a folha você utilizar um atribute de texto com uma FIELD. Ainda não abordei esta ferramenta no site, mas é o recurso que faz este tipo de interação.

      Espero te ajudado, um abraço!

  4. 23 de dezembro de 2016 at 16:20 — Responder

    Desenhamos uma folha, mas como fazeos para criar essa folha no layot, pra que quando eu vá plotar, achar ela na minha lista de folhas

    • 24 de dezembro de 2016 at 13:01 — Responder

      Olá Carolina,

      Esta folha se criada corretamente funcionará como um bloco, basta ir na aba insert e inserir o bloco. Se ainda tiver problemas entre em contato.

      Um abraço!

  5. Luciana
    17 de janeiro de 2017 at 18:02 — Responder

    Tenho nem palavras pra expressar a felicidade de ter encontrado este site! Tantos posts úteis! Explicação direta e fácil. Muito bom! Parabéns e obrigada por disponibilizar todo esse conteúdo. Abraço

    • 17 de janeiro de 2017 at 18:56 — Responder

      Obrigado Luciana,

      Não esqueça de compartilhar!

  6. Marcos
    25 de janeiro de 2017 at 13:26 — Responder

    Não é necessário selecionar os atributos na sequência correta, basta após criar o bloco usar o comando Manage atributes em Insert, Block definition.

  7. Otavio Gomes
    4 de março de 2017 at 18:24 — Responder

    Olá Luis André

    Primeiramente queria agradecer por compartilhar o conteúdo desse artigo. Minha dúvida é a seguinte, essa folha (retângulo) é do mesmo tamanho da folha. Isso não prejudicará na impressão das marcas de dobra em função do limite de sangramento da página?

    Obrigado

    • 5 de março de 2017 at 22:27 — Responder

      Olá Otávio,

      Não terá esse problema justamente pela escolha da folha ISO Fullbleed (sangria total) onde o limite da área de impressão vai praticamente até o final da folha. Para testar faça uma impressão em PDF que da para você conferir.

      Um abraço!

  8. Jonas Oliveira da Silva
    15 de março de 2017 at 18:54 — Responder

    Olá, muito legal sua apostila digital. A dimensão da folha A3 não 420×297 mm?

    • 17 de março de 2017 at 08:43 — Responder

      Olá Jonas,

      É isso mesmo, achou algum erro no manual?

      Um abraço!

  9. Camila
    23 de março de 2017 at 19:26 — Responder

    Artigo perfeito. Parabéns!

  10. 1 de junho de 2017 at 17:20 — Responder

    Olá, quando formato o carimbo e insiro um texto com 2 palavras ele não aceita, como corrigir ??

    • 2 de junho de 2017 at 08:46 — Responder

      Olá Lucia,

      Você fala sobre alterar o carimbo depois de pronto certo? Nesse caso é necessário atualizar o bloco. Utilize o comando Battman e localize o bloco para sincronizar.

      Se ainda tiver problemas entre em contato.

      Um abraço!

  11. Tatiana
    8 de novembro de 2017 at 14:02 — Responder

    E qdo colocamos um bloco e a escala não bate com a planta baixa que estamos fazendo??

    • 10 de novembro de 2017 at 08:30 — Responder

      Olá Tatiana,

      Você terá que usar o comando scale para acertar o tamanho. Não tem jeito. Quando isso acontece é geralmente pq a escala em uma unidade (por exemplo metros) e seu bloco em outra (centímetros ou milímetros).

      Um abraço!

  12. Paulo Benicio
    5 de abril de 2018 at 11:08 — Responder

    Olá, eu tenho uma duvida a respeito dos blocos dinâmicos.. Quando trabalhamos com muitas folhas, torna-se massante ter que alterar cada folha manualmente inserindo os valores da folha atual, é possível fazer com o bloco dinâmico que o valor da folha que estamos mexendo altere-se automaticamente? (com alguma restrição, função, ou algo do tipo?

    Grande abraço!

    • 7 de abril de 2018 at 09:49 — Responder

      Olá Paulo,

      Que eu saiba não tem como, uma vez que isso pediria do AutoCAD uma certa interpretação do problema, para que ele entenda que são folhas e devem ser ordenadas. Acho que se isso for possível seria somente através de rotinas lisp.

      Um abraço!

  13. Raquel Aparecida de Oliveira
    16 de abril de 2018 at 08:33 — Responder

    Parabéns pelo artigo!!! Será de grande utilidade por aqui. Mas tenho uma dúvida ainda como utilizar esse msm carimbo em outros padrões de folhas por exemplo quero esse carimbo numa folha A0, A3, A4… já tentei o comando SC porém ele só altera a altura ou o comprimento do carimbo. Não consigo alterar por completo no tamanho padrão da Folha que estou utilizando.

    • 16 de abril de 2018 at 10:49 — Responder

      Olá Raquel,

      Fora a opção de criar um carimbo como bloco dinâmico (o que dá um bocado de trabalho) a outra opção é criar um bloco para cada folha. Você terá trabalho mas pelo menos será feito uma única vez.

      Um abraço!

  14. 18 de junho de 2018 at 18:50 — Responder

    Ola!
    Fiquei ainda com a dúvida de como inserir o logo da empresa no carimbo!
    Grata,
    Mariana

  15. ROSENILSON DE JESUS CARVALHO
    9 de julho de 2018 at 01:40 — Responder

    Boa noite por favor uma ajuda.
    quando finalizo criando o bloco os textos editáveis some, mesmo dando dois clic e editando os campos quando confirmamo não aparece os textos.

    • 29 de julho de 2018 at 11:40 — Responder

      Olá Rosenilson,

      No campo Attribute você tem que preencher a opção Default com algum texto para que ele apareça no bloco. Se deixar ele em branco não aparece nada e você fica sem ter onde clicar para fazer a edição.

      Um abraço!

  16. Fernando Fernandes
    22 de novembro de 2018 at 20:33 — Responder

    Olá! aprendi muito, porém gostaria de saber qual tamanho da letra devo usar….e se para cada folha tem um certo tamanho de letra…Bom trabalho!!

    • 26 de novembro de 2018 at 09:33 — Responder

      Olá Fernando,

      Você deve se basear na norma ABNT e ter bom senso também. Sugiro que faça alguns testes de impressão até conseguir um resultado satisfatório.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *