Modelar no Local – Revit

Modelar no local permite que você crie famílias personalizadas diretamente no seu projeto, economizando um tempo valioso. Aprenda agora!

No decorrer do desenvolvimento de um projeto sempre nos deparamos com algum elemento que demanda de uma modelagem personalizada, que precisar ser criada em um local específico ou o processo de criação de uma família complexa pode tomar tempo demais.

Uma alternativa para estes casos é a criação de uma família no local, que permite que você modele rapidamente qualquer elemento de forma simples e rápida.

Para permitir este processo o Revit oferece um leque de opções de modelagem, mas é importante que você compreenda o que cada ferramenta faz. Então vamos conhecer estes recursos.

MODELAR NO LOCAL – FUNDAMENTOS

A ferramenta Modelar no local está disponível na aba Arquitetura, painel Construir e no botão Componente devemos selecionar a opção Modelar no Local.

modelar-no-local

Imediatamente será exibida a janela Categoria e parâmetros de família, onde devemos definir a categoria na qual a família que será criada pertence.

modelar-no-local

Você deve selecionar a categoria adequada para a família que esta criando, pois além de manter o projeto organizado permite sua fácil identificação e localização. Como se trata de um simples estudo, vou selecionar a opção Modelos genéricos e clicar em Ok.

Será exibida a janela Nome, escolha um nome apropriado e clique em Ok.

modelar-no-local

A partir deste momento estamos no modo de criação de uma família no local, onde todos os itens do seu projeto são bloqueados para edição e o painel de ferramentas superior é substituído pelo painel de criação de famílias, com novas abas de ferramentas.

modelar-no-local

O processo de modelar no local uma família é relativamente simples, porém é importante que você tenha certo domínio de algumas ferramentas que vão ser muito úteis no processo, como a plano de trabalho e a plano de referência.

Caso não saiba como usar estes recursos vou deixar dois links abaixo onde explico em detalhes como cada uma dessas ferramentas funciona.

PLANO DE TRABALHO – REVIT

PLANO DE REFERÊNCIA – REVIT

Antes de iniciar a modelagem, vamos conhecer os recursos de modelagem presentes no painel Formas.

modelar-no-local

O primeiro passo é compreender o que são as ferramentas de Formas. Basicamente temos diferentes maneiras de usar a ferramenta de Extrusão. Mas o que é uma extrusão?

Extrusão é o processo de converter uma forma geométrica bidimensional (2D) em uma forma tridimensional (3D).

No painel Formas, temos diferentes formas de criar formas tridimensionais utilizando o processo de extrusão, onde de acordo com a ferramenta selecionada temos diferentes resultados.

Vamos conhecer cada uma das ferramentas e os diferentes resultados que podem ser obtidos.

EXTRUSÃO

A ferramenta Extrusão converte um desenho bidimensional (2D) em uma geometria 3D contínua e perpendicular ao desenho, isto é, o modelo 3D não sofre nenhuma alteração do seu formato em relação ao desenho que serviu como base.

modelar-no-local

Para criar uma geometria com a ferramenta extrusão basta clicar na ferramenta Extrusão, no painel Formas.

modelar-no-local

Imediatamente será exibida a aba Modificar | Criar extrusão, onde basta utilizar o painel Desenhar para criar a forma que você deseja criar.

modelar-no-local

O processo é bem simples, onde você só precisa tomar o cuidado de criar uma região fechada, sem abertura ou linhas “sobrando”.

modelar-no-local
Quando quiser que a geometria tenha algum “furo”, basta criar uma região fechada dentro de outra região fechada, obtendo desta forma a abertura desejada.
modelar-no-local

Outra possibilidade é que a ferramenta extrusão aceita mais de uma geometria dentro do mesmo processo de extrusão, onde mesmo que sejam formas independentes, o Revit entender como a mesma extrusão.

modelar-no-local

MESCLAR

A ferramenta mesclar gera uma extrusão que faz a mescla de dois desenhos bidimensionais (2D) criando uma forma tridimensional (3D) combinada, isto é, a extrusão se inicia com a forma do desenho da Base e no percurso da extrusão vai se modificando até adotar a forma do desenho do Topo.

modelar-no-local

Para criar uma geometria com a ferramenta Mesclar basta clicar na ferramenta Mesclar, no painel Formas.

modelar-no-local

Será exibida a aba Modificar | Criar limite da Base da mescla.

modelar-no-local

A ferramenta Mesclar já exige um pouco mais de informação, onde você precisa criar duas regiões fechadas que serão combinadas, porém é importante identificar corretamente cada região.

Isto é feito através do painel Modo. Observe que o nome da aba indica qual etapa da mescla esta ativada, por exemplo Modificar | Criar limite da base da mescla, indica que a geometria que for criada será associada a base, já ao clicar no botão Editar topo, o nome da aba é alterado para Modificar | Criar limite superior da mescla.

modelar-no-local

No início confesso que fiquei confuso, principalmente porque a distância entre a geometria de base e a geometria de topo pode ser controlada pelo painel propriedades, então o resultado não é necessariamente o que você visualiza no modo de criação.

Por exemplo, se você criar uma geometria de base no nível zero e a geometria superior, por exemplo, a 1 metro de altura. No painel Propriedades a altura indicará 1 metro, porém se você alterar o valor para, por exemplo, 3 metros, ao cria a geometria a localização da geometria superior será ignorada e a altura da geometria será de 3 metros.

modelar-no-local

Assim como na extrusão, também é importante que a geometria seja uma região perfeitamente fechada, com apenas uma diferença. Outro detalhe é que a ferramenta mesclar aceita apenas uma única forma na base e uma única forma no topo.

REVOLVER

A ferramenta Revolver cria uma extrusão ao redor de um eixo, gerando uma forma tridimensional cilíndrica, que pode obedecer um giro de 360° da forma ou um ângulo de sua preferência.

modelar-no-local-

Para criar uma geometria de revolução basta clicar na opção Revolver, no painel Formas.

modelar-no-local

Você será direcionado para a aba Modificar | Criar revolução.

modelar-no-local

Com a opção Linha de limite você determina o formato da extrusão, já com a ferramenta linha do eixo você define um eixo para que a extrusão seja realizada ao seu redor.

modelar-no-local

A extrusão não precisa obrigatoriamente ser completa, isto é, 360°. No painel Propriedades é possível definir o ângulo inicial e final da extrusão.

modelar-no-local

De acordo com os valores selecionados obtemos diferentes resultados.

modelar-no-local

VARREDURA

A ferramenta Varredura cria uma extrusão linear que percorre um caminho, isto é, o formato do desenho bidimensional (2D) é mantido porém a geometria criada acompanha todo o percurso do caminho.

modelar-no-local

Para criar uma extrusão por percurso basta clicar na opção Varredura, no painel Formas.

modelar-no-local-

Ao clicar em Varredura será exibida a aba Modificar | Varredura onde precisamos basicamente definir o percurso da extrusão e qual será o formato da extrusão.

modelar-no-local

O primeiro passo é a criação do percurso da varredura, onde temos duas opções: Caminho do croqui e a opção Selecionar caminho.

modelar-no-local

A opção Caminho do croqui permite que você utilize as ferramentas de desenho para definir qual o percurso que a extrusão deve seguir, com o auxílio das ferramentas de desenho. Lembre-se que o percurso deve ser único e sem interrupções.

modelar-no-local

Já a opção Selecionar caminho permite que o caminho seja criado clicando em arestas existentes no seu projeto. A vantagem aqui é a velocidade para definir um caminho, já a desvantagem é que você só pode criar o caminho associado a uma geometria existente.

modelar-no-local

Ao finalizar o desenho do percurso, é necessário finalizar o desenho confirmando no campo Modo.

modelar-no-local

Observe que independente do processo de criação do percurso, dentro do primeiro segmento de linha é criado um pequeno plano de referência, onde devemos escolher o formato da nossa extrusão.

Para isso devemos ir ao campo Selecionar Perfil.

modelar-no-local

No campo Selecionar perfil temos duas opções: Desenhar um perfil do zero ou selecionar o perfil de uma lista previamente carregada. Também é possível carregar um perfil existente para dentro do arquivo atual e usá-lo.

Se você quiser desenhar o perfil basta clicar na opção Editar perfil que as ferramentas de desenho serão exibidas. Daí é só desenhar a forma que você preferir.

modelar-no-local
Caso prefira utilizar um perfil pronto, basta selecionar o perfil desejado no campo Perfil ou clicar em Carregar perfil para carregar um perfil existente.
modelar-no-local

Se não souber como criar um perfil personalizado, veja esta publicação que fiz explicando o processo detalhadamente:

CRIAR PERFIL DE VARREDURA PERSONALIZADO

Você deve ficar que a ferramenta varredura conta com as etapas de criação do percurso e criação do desenho da extrusão, então é necessário finalizar ambas as etapas para que a varredura seja criada.

modelar-no-local

MESCLA COM VARREDURA

A ferramenta Mescla com varredura cria uma extrusão que faz a mescla de dois desenhos bidimensionais (2D) criando uma forma tridimensional (3D) combinada não linear que percorre um caminho, isto é, a forma bidimensional (2D) do desenho Base percorre um caminho e vai se modificando até chegar na forma Bidimensional (2D) do topo.

modelar-no-local

Para criar uma extrusão por percurso com varredura basta clicar na opção Mescla por Varredura, no painel Formas.

modelar-no-local

Será imediatamente exibida a aba Modificar | Mescla varrida.

modelar-no-local

A ferramenta mescla por varredura conta com duas etapas: Definir o caminho e definir dois perfis: o de início e o de término da extrusão.

O primeiro passo é a criação do percurso da varredura, onde temos duas opções: Caminho do croqui e a opção Selecionar caminho.

modelar-no-local

Diferente da ferramenta Varredura, aqui não conseguimos criar múltiplos segmentos, mas apenas um único. Isso se dá em função da complexidade, afinal além do percurso o Revit precisa se preocupar com a extrusão inicial e final das formas.

modelar-no-local

Definido o percurso observe que em ambas extremidades temos um plano de trabalho criado, onde em cada ponta precisamos selecionar ou criar um perfil. Para definir os perfis você deve ir aos campos Selecionar o perfil 1 e Selecionar o perfil 2.

modelar-no-local-

Lembrando que cada etapa do processo da Mescla por varredura deve ser finalizada para que a geometria seja corretamente criada.

modelar-no-local

FORMAS DE VAZIO

No campo formas de vazio temos “versões de corte” de todas as opções de extrusão. A função destas formas de vazio é gerar cortes ou furos das geometrias que são criadas para o projeto.

modelar-no-local

O processo de criação das formas é exatamente o mesmo usado para as formas sólidas, porém só precisamos tomar alguns cuidados relacionados aos cortes.

Quando uma forma de vazio é criada “encostada” em uma forma sólida ela imediatamente efetua o recorte, sem a necessidade de se executar comando algum. Porém quando a forma de vazio é criada “desencostada” ela é exibida na cor laranja, indicando que aquele vazio não esta efetuando nenhum recorte.

modelar-no-local

Quando uma forma de vazio é criada sem encostar em uma forma sólida, mesmo que você mova o vazio de maneira a deixá-lo interseccionado, o corte não é realizado de forma automática na maioria dos casos.

modelar-no-local

A solução neste caso é bem simples, basta você ir até a aba Modificar e no painel Geometria selecionar a opção Cortar.

modelar-no-local

Em seguida basta clicar na geometria sólida e em seguida na geometria Vazia que o corte é efetuado de imediato.

modelar-no-local

Inclusive é comum a necessidade de desativar o corte, principalmente quando temos múltiplas geometrias. Por exemplo, em uma situação onde temos duas geometrias e o vazio deve cortar apenas um deles.

modelar-no-local

O processo aqui é parecido, onde você deve ir até a aba Modificar e no painel Geometria selecionar a opção Não cortar geometria.

modelar-no-local

Agora basta clicar na geometria que não deve ser cortada e em seguida na forma de vazio.

modelar-no-local

Uma coisa muito comum (acontece frequentemente comigo) é criar toda uma geometria e só depois de finalizar que você percebe que ao invés de criar um vazio você criou um sólido.

O Revit permite que uma forma sólida seja convertida em vazio e vice-versa. Basta selecionar a geometria desejada e no painel de Propriedades clicar em Sólido/vazio.

modelar-no-local

DICAS E ALGUMAS INFORMAÇÕES

Modelar no local permite a criação das mais variadas famílias dentro do seu projeto. Apesar de ser um recurso muito eficiente, particularmente eu evito ao máximo este processo.

Eu considero este tipo de família provisório, para elementos e situações onde a família tem um grau de importância menor dentro do meu projeto, por exemplo, em situações em que esta família tenha uma função apenas visual.

Modelar no local permite inclusive inserir parâmetros e outras configurações como em qualquer tipo de família, mas se eu preciso inserir um parâmetro em uma família “provisória”, eu prefiro nem usar este recurso, mas sim partir para o processo tradicional, que é criar uma família do zero.

Dá para converter uma família Modelar no local em uma família carregável?

Dá sim, inclusive fiz uma publicação sobre o tema, basta clicar no link abaixo:

CONVERTER FAMÍLIA LOCAL EM CARREGÁVEL

Se quiser aprender mais sobre criação de famílias vou deixar alguns links logo abaixo, onde eu exploro cada um dos recursos do painel de criação de famílias:

CRIAÇÃO DE FAMÍLIAS – FUNDAMENTOS

REVIT – O QUE SÃO FAMÍLIAS?

REVIT – FAMÍLIA, TIPO E INSTÂNCIA

MODELAGEM BÁSICA – EXTRUSÃO

MODELAGEM BÁSICA – MESCLA

MODELAGEM BÁSICA – REVOLVER

MODELAGEM BÁSICA – VARREDURA

MODELAGEM BÁSICA – MESCLA COM VARREDURA

CONCLUSÃO

Modelagem no local se mostra como um excelente recurso quando precisamos criar uma família de forma simples e rápida, além de ser o primeiro passo para quem deseja criar suas próprias famílias.

Conhecer os recursos básicos de modelagem oferece grande liberdade e flexibilidade no processo de criação de famílias, permitindo a tão sonhada personalização dos seus projetos.

Tem alguma dúvida no processo trabalho com padrões de hachura ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário