REVIT

REVIT 2021! CONHEÇA AS NOVIDADES!

Revit 2021 chegou! Fiz um review completo para você conhecer as principais novidades! Aprenda agora!

E chegou mais uma nova versão do Revit. Para quem não esta acostumado, a Autodesk faz o lançamentos de uma nova versão sempre em meados de abril. Não sabe das novidades nem da versão 2020? Calma, confira o review que fiz da última versão clicando nos links abaixo:

REVIT 2019! CONHEÇA AS NOVIDADES

REVIT 2020! CONHEÇA AS NOVIDADES!

PERFIL DO USUÁRIO

Uma novidade que temos assim que inicializamos o Revit pela primeira vez é uma janela sugerindo a criação de um perfil de usuário.

Revit2021

Mas pra o que serve isso?

A ideia aqui é que você crie um perfil com as disciplinas que se aplicam ao seu trabalho no seu dia a dia. Basicamente o que vai ser feito é que algumas abas que você não utiliza serão ocultas na aba de ferramentas (nada que não possa ser habilitado depois). Você pode selecionar até a sua função de trabalho! Bem legal!

Revit2021

Antes de concluir ele exibe o que será removido com base no seu perfil.

Revit2021

Clicando em Vou tentar ainda recebemos uma última mensagem informando que podemos reverter a alteração realizada clicando em Arquivo > Opções > Interface do usuário. Aí é só reabilitar as abas que foram desativadas.

Revit2021

Vou fazer um comparativo do antes e depois da alteração. Observe que no meu caso a aba de Sistemas foi removida.

Revit2021

Tudo bem que eu mesmo poderia ocultar esta aba mas para profissionais iniciantes em Revit não deixa de ser interessante.

INTERFACE

A primeira vista não se percebe muita diferença, mas olhando mais atentamente e “fuçando” um pouco percebemos algumas diferenças. A primeira é o novo botão BIM 360.

Revit2021

Agora você pode se conectar ao serviço de nuvem da Autodesk e acessar os seus arquivos de uma forma muito mais rápida.

Uma outra novidade foram os templates padrão. Além das opções clássicas foram adicionados modelos de sistemas, elétrico e de hidráulica.

Revit2021

Mas o que tem de novo nesses templates?

São arquivos de modelo voltados para suas respectivas disciplinas, logo, é interessante que você tenha um mínimo de conhecimento para entender os benefícios, mas a grosso modo o que você vai observar é que o Navegador de projetos tem uma organização personalizada para a respectiva disciplina, além de famílias que já são carregadas para aquele template.

Revit2021

PAREDE INCLINADA

Esse era um pedido antigo de muitos! Fazer uma parede inclinada no Revit era um saco cansativo, mas agora podemos fazer isso com um simples ajuste. Crie uma parede de qualquer tipo, selecione a parede e no painel Propriedades localize a opção Seção Transversal.

Revit2021

Por padrão a configuração é Vertical, mas clicando no campo é possível alterar para Inclinada.

Revit2021

Basta inserir o ângulo desejado no campo Ângulo a partir a vertical. Recomendo que utilize uma elevação ou corte para entender o resultado.

Revit2021

Observe que independente da inclinação a altura da parede é respeitada, independente da parede estar conectada a algum nível ou não. Outro detalhe, isso vale para qualquer tipo de parede, então cortina de vidro, paredes em arco ou elipse também estão no pacote!

Revit2021

Se você quiser o ajuste pode ser realizado diretamente na vista 3D.

Revit2021

ABA PRÉ-MOLDADOS

Temos agora uma nova aba chamada Pré-moldados  com uma série de ferramentas destinadas a este uso.

Revit2021

Antes estes recursos era acessados via plugin Precast Extension for Revit, mas agora foi incorporado ao Revit. Esta aba oferece ferramentas de trabalho para elementos pré-moldados,  de forma que os modelos Revit sejam mais conectados ao processo de fabricação, permitindo a geração de arquivos CAM (Computer Aided Manufecturing – Manufatura auxiliada por computador).

Em resumo, mais um leque de possibilidades incorporado ao Revit.

PDF E IMAGENS

Nas versões anteriores só podíamos importar um PDF ou uma imagem, agora podemos vincular arquivos de imagem e PDF raster tanto de arquivos locais como usando o BIM 360.

Revit2021

Se o arquivo vinculado for alterado (contanto que o arquivo permaneça com o mesmo nome) ele será atualizado automaticamente no Revit. Claro que é necessário recarregar o arquivo vinculado ou deixar para quando o arquivo for aberto novamente.

Já o processo de gerenciamento de imagens importadas, que era separado do gerenciamento de vínculos, nesta versão foi tudo unificado.

Revit2021

Achei até mais simples, fica mais organizado. Agora temos apenas a janela gerenciar vínculos, que organiza os vínculos por abas.

Revit2021

Um outro recurso simples, mas muito prático foi o botão Mostrar. Selecionando o arquivo importado e clicando em mostrar o Revit vai para a vista onde o arquivo esta inserido e centraliza ele na sua tela. Muito prático quando temos diversos arquivos vinculados ao projeto.

Revit2021

OBTER CONTEÚDO AUTODESK

Ainda na aba Inserir temos um botão chamado Obter conteúdo Autodesk, que ao clicar sobre ele nos direciona para uma página da Autodesk com os arquivos de template da versão 2021.

Revit2021

Na pagina da Autodesk o conteúdo disponível esta relacionado apenas a templates e bibliotecas, quem sabe futuramente possamos encontrar outros conteúdos?

Revit2021

Mesmo assim pode ser bem útil para quem tem problemas na instalação, como bibliotecas que não são instaladas.

PROJETO GENERATIVO

Acho que antes de mais nada é importante contextualizar o que é esse tal de projeto generativo. Também conhecido como Design generativo, é um processo que a primeira vista parece que “cria soluções automaticamente”. Mas é bem diferente disso.

O projeto generativo é um processo de definição de metas e restrições aliados ao poder da computação gráfica para explorar automaticamente diversas possibilidades de design e identificar as melhores soluções para um projeto.

Acho que um exemplo simples pode dar uma referência mais rápida. Você precisa um prédio escolar com um sala de aula para um turma de 20 alunos. Em um processo convencional você teria que fazer uma série de estudos até chegar em um resultado que atenda as suas necessidades. Digamos que você teve que fazer 20 rascunhos até encontrar um resultado satisfatório.

Em um projeto generativo você usa um processo de programação que vai se basear em uma série de parâmetros restritivos (por exemplo: número de cadeiras e carteiras, número máximo de fileiras, espaço para circulação na sala, percentual de luz natural, etc) e com base nessas restrições um algoritmo processa essas informações e começa a exibir uma série de possibilidades de design para a sua sala de aula.

Revit2021

Infelizmente não consegui testar este recurso na versão teste de 30 dias, mas vou das uma prévia do que é possível.

Revit2021

O recurso esta disponível na aba Gerenciar, painel Projeto generativo.

Revit2021

Ativando a ferramenta temos acesso a aba Criar estudo.

Revit2021

Temos aqui três opções sendo:

Maximize window views (Maximizar vistas das janelas) – Permite gerar um estudo para determinar a melhor posição em uma sala para uma vista do exterior.

Revit2021

Three box massing (Massa de três caixas) – oferece um estudo simples para gerar alternativas para gerar um prédio (usando três massas), maximizando a área de piso.

Revit2021

Workspace layout (Layout da área de trabalho) – com este recurso você pode gerar opções de organizadas em linhas e colunas para mesas em uma sala, considerando portas, janelas e colunas em função do formato disponível no ambiente.

Revit2021

Cada uma dessas caixas apresentam os critérios e restrições disponíveis para a sua execução. Mas nem preciso falar que estamos trabalhando com Dynamo aqui certo? Tradução: você vai ter que aprender programação sim! rs!

Acho que a ideia deste recurso é justamente apresentar o que é possível fazer com Dynamo, o que eu achei bem interessante. A ferramenta é simples, mas convidativa, estimula a curiosidade. Até o fator das limitações da ferramenta fazem com que você queira mais, e esse querer mais é justamente incorporar o Dynamo a sua rotina.

E não achem que o Dynamo é o fim do mundo. Pretendo fazer uma publicação de apresentação a essa ferramenta em breve.

ESTILO VISUAL

Nas opções de estilo visual foi removida a opção Ray Traced (quem usava essa merda?) que parecia um sistema de render em tempo real, que era pesado, lento e com um resultado ruim.

Revit2021

Para compensar a remoção do Ray Traced o recurso realista sofreu uma melhoria imensa! Descrever é meio complicado, então vou fazer um comparativo entre a versão 2020 e 2021 da mesma cena.

Revit2021

O resultado é “quase” um render (dentro do padrão de qualidade do Revit). Se você configurar as Opções de exibição de gráficos corretamente dá para chegar em resultados bem interessantes.

Revit2021

Nem preciso falar que esse tipo de configuração fica pesado e consome muito processamento certo? rs! Mas nada impede de se criar algumas câmeras e usar essas vistas, ficam relativamente boas.

ATIVAR OU DESATIVAR FILTROS

Para quem não conhece, filtros são um dos mais eficientes recursos disponibilizados no Revit. Para quem não conhece vou explicar de forma resumida. No Revit, as vistas obedecem um padrão de representação gráfica que envolve peso gráfico (espessura de linhas) aplicados aos objetos. Se quiser saber mais sobre o assunto basta clicar no link abaixo:

PESO GRÁFICO E ESPESSURA DE LINHA – REVIT

Então, ao inserir um objeto qualquer, seja uma parede ou um mobiliário, o Revit consulta essas configurações e aplica este padrão gráfico ao objeto. A ferramenta de filtro permite que você crie uma exceção em uma vista, onde você pode sobrepor o padrão de representação gráfica para um ou mais elementos daquela respectiva vista.

Por exemplo, na imagem abaixo criei um filtro para que o mobiliário de um fabricante aparecesse com o contorno em vermelho e um preenchimento amarelo, o que destacou bastante os objetos.

Revit2021

Para acessar a ferramenta vá até a aba Vista, painel Gráficos e clique em Visibilidade e gráficos.

Revit2021

Na janela Visibilidade/Sobreposição de gráficos, vá até a aba Filtros. Nas versões anteriores podíamos criar filtros e aplicá-los conforme a nossa necessidade, mas se você quisesse desativar o filtro temporariamente não tínhamos esta possibilidade, você precisava remover o filtro e consequentemente, configurá-lo novamente.

Agora tivemos uma simples, porém eficiente atualização, que é a possibilidade de Ativar ou desativar os filtros. Com isso, não precisamos reconfigurar tudo novamente. Veja a diferença das janelas:

Revit2021

Uma solução muito simples que consegue poupar um tempo considerável de trabalho. Basta marcar ou desmarcar conforme a sua necessidade.

Revit2021

CATEGORIA INFRAESTRUTURA

Ainda em Visibidade/gráficos temos outro discreto item adicionado. Quando entramos em categorias temos agora a opção Infraestrutura.

Revit2021

Deixei apenas a opção Infraestrutura ativada e vemos que a temos algumas novidades entre os itens.

Revit2021

Não é necessariamente minha área de atuação, mas que serão recursos muito bem vindos pelos profissionais da área.

TABELAS – LISTRAR LINHAS

Tabelas, tabelas e tabelas. Este é um ponto que tomamos bastante cuidado, afinal, toda informação de quantitativos do seu projeto é organizado aqui. Pensando nisso essa nova versão do Revit veio com um recurso simples, porém interessante. Agora podemos “listrar” as linhas das tabelas, um recurso que facilita a leitura da informação ali apresentada.

Revit2021

Para ativar este recurso basta ir até a tabela desejada em Propriedades clicar na opção Aparência.

Revit2021

Observe que em Propriedades da Tabela temos um novo campo chamado Listrar linhas.

Revit2021

Para ativar o recurso basta marcar a opção Listrar linhas. Você pode selecionar quais as cores das listras, para a primeira ou segunda linha, basta indicar qual linha você deseja colorir e clicar na caixa a direita para selecionar a cor correspondente.

Revit2021

Essa configuração só é aplicada as tabelas no Revit. Para que isso seja replicado nas tabelas que serão inseridas nas pranchas, você deve marcar a opção Mostrar listrar linhas nas folhas.

Revit2021

Outro recurso muito simples, porém muito bem vindo!

Revit2021

FAMÍLIAS – TAGS COM ROTAÇÃO ALINHADA

Tags ou Identificadores de categoria são amplamente usados em um projeto, porém, ao rotacionar os objetos as Tags permanecem na sua posição original. Nesta nova versão é possível configurar para que a Tag rotacione junto com o objeto.

Revit2021

Para ativar este recurso, basta selecionar a Tag desejada e entrar em Editar família.

Revit2021

Em Propriedades, marque a opção Rotacionar com componente. Depois é só recarregar a família no seu projeto.

Revit2021

Pronto! Recurso ativado!

Revit2021

E isso não se limita apenas aos identificadores que você está pensando. Também podemos aplicar isso aos cortes.

Revit2021

Eu achei isso ótimo! Se o corte esta inclinado nada mais justo do que uma vista com o mesmo alinhamento!

FAMÍLIAS – VAZIOS PARAMÉTRICOS

Uma das coisas que eu levei mais tempo para me acostumar foi com o sistema de Formas de vazio do Revit. Por questões de um melhor controle paramétrico no Revit, quando precisamos fazer um recorte, utilizamos um outro sólido com a função de “negativo”, onde ele subtrai o trecho que precisa ser recortado.

Revit2021

Apesar de parecer confuso, esse processo é muito eficiente. Porém, nós não tínhamos um controle da forma de vazio, o resultado era: ou ela cortava ou não cortava o sólido (dava pra fazer umas gambiarras, mas dava trabalho). Agora as formas de vazio tem uma opção chamada Cortar Geometria.

O acesso a ferramenta é simples. Basta criar uma forma de vazio dentro da sua família e no painel de Propriedades marcar a opção Cortar Geometria.

Revit2021

A primeira vista parece um simples atalho para a ferramenta cortar, porém se você olhar com atenção é possível criar um Parâmetro!

Revit2021

Como teste fiz um parâmetro de instância em uma porta, assim posso usar este controle de forma individual na família.

Revit2021

CONCLUSÃO

Não sei se posso chamar de conclusão, afinal ainda temos novos recursos de MEP e Estruturas, mas resolvi focar nas novidades gerais e de arquitetura, ou não teria fim essa publicação.

Acredito que esta versão trouxe muitas melhorias e novos recursos muito interessantes, mas sempre ficamos com aquela sensação de que “ainda dá para melhorar”. Fora alguns problemas recorrentes e outras pequenas melhorias que estão sendo solicitadas a muito tempo, por exemplo o guarda-corpo em escada que sempre fica horrível ou a possibilidade de movimentar o acabamento de dois ou mais revestimentos em uma parede.

E novamente não temos uma impressora PDF nativa. O AutoCAD tem e o Revit não, acho uma bobagem, mas seria interessante. Também não tivemos melhorias de renderização, mas o novo modo realista já ajuda bastante!

Mesmo assim, gostei das atualizações. O Revit ainda é um aprendizado constante para mim, sempre me deparo com dúvidas dos leitores que nunca passaram pela minha cabeça, e acho isso ótimo! Me permite aprender novos recursos e novas ferramentas constantemente.

Um outro ponto é que acho que a Autodesk deveria parar com “versões anuais”. Todo esse pacote de novidades caberia muito bem em uma atualização ou atualizações conforme novos recursos fossem desenvolvidos, mas mesmo assim, acho o Revit uma ferramenta incrível e não paro de me surpreender, que continue assim!

E você gostou das atualizações? Comente o que você achou!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Olá, sou o Luis André é responsável por todo o conteúdo do site QualifiCAD.

Sou arquiteto a mais de 10 anos, e nessa jornada tive que aprender a trabalhar com diversos softwares e aqui eu compartilho tudo o que aprendi ao longo da minha jornada no mundo da arquitetura e construção civil.

Sou mestre em Arquitetura e graduado em arquitetura e urbanismo. Também sou graduado em desenho industrial (projeto do produto).

Tenho certificações como Autodesk Certified Professional (AutoCAD, Revit e 3DS max) e Autodesk Certified Instructor.

Fique a vontade para me adicionar as suas redes sociais! Obrigado por sua visita!

11 Comentários

  1. Avatar
    Luís Claudio Barcellos
    13 de abril de 2020 at 12:21 — Responder

    Excelente a sua análise. Me empolguei com o projeto generativo!!! Kkkk muito obrigado

  2. Avatar
    Dudu Vidal
    13 de abril de 2020 at 18:26 — Responder

    Muito bom como sempre.
    Parabéns pela iniciativa.

  3. Avatar
    Afonso Gomes
    13 de abril de 2020 at 19:43 — Responder

    Hi Andre,
    Obrigado pela demontracao das novidades, sou Architect Technologist, estou muito graticante com isso e permitw me continuar a usar Revit.

  4. Avatar
    Otávio Gomes
    15 de abril de 2020 at 13:58 — Responder

    Parabéns pelo trabalho, frequento seu site semanalmente para aprender novos conteúdos sobre o Revit, a qualidade das informações são excepcionais!

  5. Avatar
    Marcelo Augusto
    19 de abril de 2020 at 20:23 — Responder

    Excelente… Ficou uma dúvida… Vi a respeito de alguns itens como o BIM 360 que irá trabalhar em nuvem da Autodesk… Os principais comandos e ferramentas irão depender de ter uma conexão? Pois está sendo criado esse hábito e se esquecem que não é em todos os lugares que se dispõe de uma internet estável, rápida e de boa velocidade..

    • Avatar
      19 de abril de 2020 at 21:30 — Responder

      Olá Marcelo,

      Acredito que não. O que esta sendo usado com mais frequência no momento é a renderização, os demais recursos são realizados diretamente na versão instalada em sua máquina.

      Um abraço!

  6. Avatar
    Karoline Luana Dias Barbosa
    22 de abril de 2020 at 11:20 — Responder

    Excelente artigo! Os artigos do site são sempre super bem escritos e fáceis de entender!
    Uma pergunta: Houve alguma redução com relação as famílias do sistema?! Na aba inicial, ao selecionar uma família nova, elas estão bem reduzidas. Não sei se tive algum problema ao baixar… sabe me dizer por favor? No Revit 2020 haviam bem mais modelos de famílias para selecionar…

    • Avatar
      24 de abril de 2020 at 09:08 — Responder

      Olá Karoline,

      Que eu tenha percebido não. Se você estiver dando por falta de alguma família importante confira se a instalação foi completa, pode ser que algo tenha dado erro na instalação.

      Um abraço!

  7. Avatar
    Vinícius Ribicki
    12 de maio de 2020 at 14:12 — Responder

    Como posso fazer a tag ficar alinhada com o corte? Procurei a opção mas não encontrei.

    • Avatar
      23 de maio de 2020 at 10:12 — Responder

      Olá Vinícius,

      Infelizmente o comando é limitado, ele substitui todos os blocos.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *